IMPOSTOS EM SÃO PAULO

terça-feira, 24 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO PARA UMA ECONOMIA DO AMOR - EDUCAÇÃO DA PRÁXIS E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Gente amiga de perto e de longe,
Acaba de sair pela Idéias e Letras, da Editora Santuário de Aparecida, em São Paulo , o novo livro de Marcos Arruda. É o terceiro de uma trilogia e, tal como os outros dois, eu o considero um livro imperdível para toda a comunidade de pessoas que acreditam ainda: a) em pessoas; b) que, juntas, pessoas podem transformar suas vidas, seu destino e o seu mundo; c) que um mundo humano de pessoas solidárias e irmanadas é possível. O livro de Marcos Arruda tem este nome: EDUCAÇÃO PARA UMA ECONOMIA DO AMOR - EDUCAÇÃO DA PRÁXIS E ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Foi uma felicidade minha poder haver escrito o texto da contra-capa do livro. Um abraço amigo, Carlos Brandão
PS. aguardem para algum dia entre agora e janeiro a minha carta de "mais um ano que começa".Abaixo transcrevo uma carta de Marcos Arruda sobre o seu livro:
.........
"Este livro pretende semear uma visão holística e dialética da Pessoa, nos seus contextos social, histórico e ambiental. Aventuro-me a inovar, combinando Educação a partir da Práxis com Economia in-formada pelo Amor.Que Ser Humano queremos construir? Esta é a questão central. E junto vêm outras perguntas, sendo a principal: Como educar o Ser Humano para se tornar o protagonista do seu desenvolvimento, como pessoa, como ser social, como cidadão, como Ser ao mesmo tempo individual e social, material e espiritual? A cultura dominante nos ensina que o sentido da nossa vida é competir para ter um emprego, renda, riqueza material, poder e prestígio. A educação está quase sempre voltada para formar este ser competitivo, e para convencê-lo de que depende só dele ter sucesso na vida. O livro pergunta, Que é ter sucesso na vida? Sua convicção é que sucesso não é ter mais, mas sim ter o suficiente para ser mais. Ser com os outros para ser feliz. E aponta um caminho bem diferente para a educação, voltada para uma economia que serve ao desenvolvimento do ser humano, pessoa e coletividade, à construção de um Ser crítico, altruista, compassivo, amoroso e feliz! A mensagem é ao mesmo tempo simples e complexa:
* Mudando o sentido da economia e os seus protagonistas, mudamos a educação.
* Mudando a forma, o conteúdo e os protagonistas da educação, mudamos a economia.
A ação transformadora, objetiva e subjetiva, cotidiana e histórica, política e espiritual ao mesmo tempo, dá sentido a toda a reflexão e partilha das experiências aqui contidas.
Convidamos você, leitora e leitor, a ler o livro e a dialogar com seu autor, que, como educador da Práxis, se dispõe a aprender com você também.
Abraços e esperança,
Prof. Marcos Arruda "-  marcosarruda@pacs.org.br   
LANÇAMENTO  "Educação para uma Economia do Amor-Educação da práxis e economia solidária"
“Qual a educação para um ser humano em processo de emancipação de seu trabalho, conhecimento e criatividade?” É esse o questionamento que o economista e educador Marcos Arruda procura responder ao longo dessa obra. Amparado pelos trabalhos de educação de jovens e adultos que tem vivenciado e por concepções e teorias do conhecimento, da economia, do trabalho e da emancipação, o autor aponta caminhos para a formação de pessoas que sejam verdadeiras protagonistas de seu tempo, sujeitos do seu próprio trabalho e empreendimento. Mestrado pela The American University, Washington DC, e doutorado pela Universidade Federal Fluminense, Marcos Arruda é sócio-fundador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), do Instituto Cajamar e do Ibase.
Autor: Marcos Arruda
Prefácio: Prof. Gaudêncio Frigotto
Páginas: 344
Edição: 1ª Ano: 2009
ISBN: 978-85-7698- 052-0
Formato: 16 x 23 cm- brochura
Peso: 0,543
Cód. Fabricante: 3.01.02.1246 / 18210
Tema: EDUCAÇÃO

Nenhum comentário: