IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ÁGUAS EMENDADAS


Um passarinho me contou...
 Talvez Odila aproveite para o Blog, enquanto não faço o meu. As "Aguas Emendadas" são um recanto no planalto próximo a Brasília e na região de Formosa, uma das cidades de Goiás próxima a Planaltina - cidade satélite do DF na saida norte, rumo a Fortaleza e Barreiras-BA. Naquele lugar se juntam na "Lagoa Feia" e "Lagoa Bonita" (ambas são bonitas) as nascentes ou fervedouros de três pequenos córregos que seguem rumos diametrais. Um desce para Minas (leste), região de Unaí e vai para a bacia do São Francisco. Outro desce para Goiás (sudoeste) na região de Santo Antônio do Descoberto e vai para o Rio Parnaíba, que desce para a baciado Paraná. Outro sai a noroeste, se junta ao Rio do Sal, que vai para a bacia do Araguaia. São três bacias - São Francisco, Paraná e Araguaia, emendadas nas duas lagoas. Eram lagoas habitadas em volta por posseiros rurais pobres e sem saneamento. Durante anos foram núcleos de infestação por Schistosoma Mansoni no DF. Se fizeram saneamento e limparam a lagoa talvez tenham devolvido ao cerrado um patrimônio da natureza. Não dava para entrar na água. Os mirascídios eram visíveis a olho nu nadando dentro de um copo dágua pescado da lagoa quando eu era interno da FCS/UnB em 1973 e fui lá acompanhando o Professor Simões Barbosa. O peixe imaginário de Luiz Gonzaga poderia viajar o Brasil inteiro indo e voltando dos oceanos para os rios até o planalto se pudesse subir 'ao contrário dos rios, nadando contra as águas, e nesse desafio...'. Ouçam "Riacho do Navio" e entendam.
Heleno Corrêa
Aproveitem as foto!!!!!.       Heleno em 10 junho 2011!!!!!
O arquiteto aposentado e fotógrafo Tancredo Maia faz parte do grupo Oito fotógrafos e um destino: Águas Emendadas  que está fazendo o levantamento fotográfico da Estação Ecológica Águas Emendadas. Em mensagem de divulgação, o conceituado fotógrafo nos convida a conhecer mais sobre este projeto. Vale muito à pena!
Visite o blog http://www.aguasemendadas.com/2011/05/oito-fotografos-e-um-destino-aguas.html 
Cordialmente, Movimento Cidadão Park Way, Núcleos Rurais Vargem Bonita e Córrego da Onça

Consulta Eletrônica
BARROS, M. A G. Brasília, UnB, 1997.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). Brasília, EMBRAPA, 1992 (2a Ed.).
GOVERNO do Distrito Federal. Fundação Zoobotânica do Distrito Federal, Secretaria de Agricultura Produção. Maio de 1977.
IBAMA. Instrução Normativa nº 03 de 27 de maio de 2003. -LEI FEDERAL No 9.985/2000. (SNUC).
UNESCO. Brasília, UNESCO, MAB, Reserva da Biosfera do Cerrado, 2003.
Companheiros Andarilhos de Brasília (www.cabra.org.br/informativo/2003_04)
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (www.semarh.df.gov.br )
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (www.mpdft.gov.br/assjur/ldf/1992/353 )
Base de Dados Tropical (www.bdt.fat.org.br/zoologia/aves/avesdf/texto )
CORREÇÃO PARA "EMENDAR ÁGUAS" !

Não são 3 bacias nas águas emendadas - são duas. Um dos córregos vai para o Tocantis e não para o Rio Araguaia. Ou seja - minha geografia está completamente errada. Também quem manda não estudar.Mas as Aguas EMENDADAS "existem. O link e o PDF estão aí. O Joaquim encontrou e corrigiu. Os detalhes estão na página 8. Divirtam-se. Heleno.

Nenhum comentário: