IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

IMPACTOS DOS MEGAEMPREENDIMENTOS: NA PAREDE ESTÃO A ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (ENSP) A ABRASCO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA) E A TRANFORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA .

DIA 8 12-11 - Palestra e debate com o professor e pesquisador da ENSP/Fiocruz Hermano A. de Castro.Na quinta-feira dia 8, às 18:30h, realizaremos no CeCAC . Palestra e debate sobre o Impacto dos "megaempreendimentos" de produção e exportação de produtos básicos - commodities agrícolas, minerais e metálicas - nas condições de vida,trabalho e saúde do povo - e, como exemplo marcante, o caso da Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) - com o pesquisador e professor da ENSP/Fiocruz Hermano Albuquerque de Castro, que está sendo processado por essa transnacional. Para subsidiar o debate indicamos os textos abaixo, além de uma das cartas de solidariedade e apoio de várias entidades a Hermano (anexo) e a indicação de dois vídeo Videos:Saúde dos moradores de Santa Cruz pode estar em risco por causa da CSA – rj tv de 29.6.2011 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1550150-7823-SAUDE+DOS+MORADORES+DE+SANTA+CRUZ+PODE+ESTAR+EM+RISCO+POR+CAUSA+DA+CSA,00.html
Desenvolvimento  a Ferro e Fogo :

http://www.youtube.com/watch?v=5--nTG9q0A4
Textos:Transnacionais e Violação dos direitos humanos:

 o caso  da Companhia Siderúrgica do Atlântico e o “desenvolvimento” da Baía de Sepetiba  -  coloca a construção do polo siderúrgico das regiões de Santa Cruz e da baía Sepetiba dentro de um contexto mais geral: o desenvolvimento do capitalismo brasileiro inserido na nova divisão internacional do trabalho.Texto completo no Link:
http://www.pacs.org.br/uploaded_files/20090226180610_printed_massacritica_TWFzc2EgQ3LDrXRpY2EgVEtDU0EgTsK6NDEucGRm.pdf
(...) É neste cenário de riquezas ambiental, social e cultural, mas também empobrecido e credor de uma dívida social e ambiental crescente, que os governos municipal, estadual e federal, juntamente com o empresariado nacional e internacional, estão construindo um imenso pólo siderúrgico e um complexo portuário voltado para a exportação de commodities minerais e produtos siderúrgicos. O complexo siderúrgico será composto pela Companhia Siderúrgica do Atlântico - TKCSA, já em construção e que pretende ser a maior siderúrgica da América Latina; a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN que aumentará a sua capacidade produtiva e a Gerdau que investirá ampliação da capacidade produtiva da Gerdau Cosigua e a construção da nova usina de aços especiais - Gerdau Aços Especiais Rio. Para o escoamento de minério de ferro e produtos siderúrgicos serão construídos na região, ao todo, oito portos privados: da TKCSA, da CSN, da Usiminas, da Gerdau, da BHP Billinton, da Brazore, o Porto Sudeste da LLX Logística e para a ampliação do porto de Itaguaí. (...) Reafirma-se aqui o caráter do modelo de desenvolvimento que se pretende aprofundar no Brasil que lhe confere o papel de exportador de commodities agrícolas, minerais e metálicas, baseadas em processos produtivos de uso intensivo de recursos naturais e de exploração de força de trabalho. Nesta “nova” divisão do trabalho, os países que são destino dessas commodities especializam-se na produção de aços especiais com maior valor agregado, produzidos a partir dos produtos semi-acabados provenientes dos países do Sul, caracterizada por um processo de inserção externa subordinada dos países do Sul aos países do Norte. (...) A estratégia do
grande capital está clara para a região sudeste que concentra 65% do PIB brasileiro. Sua ação busca criar canais cada vez mais rápidos e eficazes para exportação de commodities minerais e agrícolas. São os minerodutos, os alcoodutos, as ferrovias e os portos com seus terminais de carvão, minério de ferro, produtos agrícolas. (...) Brasil: “crescimento” econômico para quem? Em que condições?(Boletim do CeCAC) Texto completo no Link:
http://www.cecac.org.br/MATERIAS/brasil-crescimento_economico_para_quem-20.5.11.htm
A reconfiguração da economia mundial condiciona as transformações na formação econômico-social brasileira, na estrutura econômica brasileira, que caracterizamos em 2006 como um "processo de regressão a uma situação colonial de novo tipo", iniciado em meados da década de 1980.O deslocamento de parte significativa da produção industrial imperialista para a Ásia/China criou uma forte procura por produtos básicos, principalmente minérios, alimentos e petróleo e norteou a especialização do Brasil na produção de commoditiespara exportação. Este tipo de produção vem se transformando no setor dinâmico da economia brasileira, processo que significou aprofundar a condição do Brasil de país dominado no sistema imperialista mundial.Segundo a ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), o "Dr. Hermano Albuquerque de Castro, membro do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da ABRASCO e docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), é amplamente reconhecido por sua competência técnicocientífica, postura ética e compromisso social. O pesquisador agiu corretamente ao alertar para a necessidade de investigações mais apuradas - para melhor definir as substância(s) lançada(s) na atmosfera pela empresa e os potenciais danos à saúde advindos dessa exposição - e de um constante monitoramento ambiental e da saúde da população do entorno. A TKCSA é o maior "empreendimento" do grande monopólio transnacional de origem alemã Tyssen Krupp (com participação da Vale do Rio Doce, com parte de financiamento pelo BNDES, além de isenções fiscais) no Brasil instalada na região de Santa Cruz (na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro) e Baía de Sepetiba, com produção e exportação de chapas de aço de baixa qualidade, a serem beneficiadas na Alemanha e nos EUA para a preparação de aços especiais, de maior valor agregado.
Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho - CeCAC
Av. 13 de maio, 13 salas 1901 e 1903 - Centro - Rio de
Janeiro/RJ
Horário de funcionamento: das 14 às 18h - tel: (21) 2524-6042  Sítio:
www.cecac.org.br    

E-mail: cecac@terra.com.br
 

Nenhum comentário: