IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

TUDO É IMPOSSÍVEL ! ATÉ COMEÇAR ACONTECER ! ( notícias do Sítio)

Gente amiga,


Começou com o "Ouro das Minas" e com os diamantes, que seguiam para Portugal e de lá para a Inglaterra. Marx chegou a escrever que parte do começo da industrialização da Inglaterra foi devida ao ouro do Brasil via Portugal.
Lembro a nossa saudosa ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DOS VALES DO RIO VERDE E DO RIO SOBERBO - ÁGUAS CLARAS. Lembro do empenho de gente que ia do "velho" (e querido) Nicolau Tambasco, ao Mauro Caçuta, ao "Povo da Comunidade da Pedra Branca" e do "Bom Retiro". Lembro de Soninha e de Silvana. Essas duas mulheres sustentaram dura luta contra a INB, naqueles tempos chamada de Nuclebrás. Lembro das mulheres de Caldas. Lembro das professoras da cidade e da roça durante os tempos em que a INB começou a trazer "Torta Dois", um resíduo radioativo para Caldas. São anos e anos de enfrentamentos. E ao mesmo tempo em que devemos não esquecer fatos e pessoas do passado, devemos tomar a vitória da mensagem abaixo como um incentivo para continuarmos juntas/os e cheios de confiança em nós e no que nós podemos fazer. E sempre vale a pena reler a mensagem do Nelson Mandela que tem sido um lema pra nós nestes tempos.
Um abraço amigo, Carlos Brandão

CARLOS BRANDÃO
TUDO É IMPOSSÍVEL! ATÉ COMEÇAR ACONTECER!







Decisão histórica salva APA da Pedra Branca!!
Acesse ao áudio e compartilhe: http://bit.ly/1CXVaal
No dia 2 de fevereiro de 2015, o COPAM Sul de Minas (Conselho de Política Ambiental do Sul de Minas Gerais) se reuniu em sua 117ª Reunião em Varginha, que tinha como um dos pontos de pauta o pedido da empresa C. R. Fernando da Paz de abrir novas frentes de lavra no bairro do Bom Retiro, situado na APA Santuário Ecológico da Pedra Branca, em Caldas/MG.
Para este ponto de pauta, oito técnicos da SUPRAM (Superintendência Regional de Regularização Ambiental) emitiram um Parecer Único (disponível em: http://bit.ly/1Cuc2GU ) que recomenda que o pedido seja INDEFERIDO (ou seja, recusado) por uma série de razões, dentre as quais a irregularidade frente a lei da APA (que proíbe novas atividades de mineração) e a omissão de informações a respeito da altíssima relevância ambiental da área em seu EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental).
A Associação de Moradoras e Moradores do Bom Retiro (AMABOR) esteve presente com a
representação de 15 pessoas, que de forma voluntária perderam um dia de trabalho e ainda ratearam os custos da longa viagem para Varginha, com o objetivo de defender a vida, a água e as futuras gerações de toda a região da Serra da Pedra Branca. Além deles, participou também o Presidente do CODEMA, Régis Ottoni
A empresa mandou seus funcionários colocarem uma camiseta "sou 100% mineiro" e irem com dois ônibus para Varginha, aos custos da empresa, e inscreveu três falas: a da Lídia (braço direito do dono da empresa), do Maurício (engenheiro responsável) e do Prefeito de Caldas.
O Prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães Borges, esteve presente na reunião, a pedido da empresa, para defendê-la frente ao COPAM. Os moradores que lá estavam foram surpreendidos por este fato, e apresentaram para ele o documento com os argumentos jurídicos, ambientais e sociais que iriam apresentar no COPAM, oferecendo uma oportunidade para o Prefeito ponderar sobre sua fala.
Depois de 5 horas esperando este ponto de pauta, finalmente chegou a hora. O áudio completo encontra-se abaixo, para você escutar, assim como um guia indicando o que foi acontecendo a cada momento.
Ao final, o COPAM não só recusou o pedido da empresa de retirar o ponto de pauta, como também aprovou, em consenso e sem nenhuma abstenção, o INDEFERIMENTO (ou seja, a recusa) do pedido de abertura de novas lavras pela empresa Fernando da Paz.
Este fato histórico, que emocionou a todos os que estavam no plenário, com choro, abraços e muita celebração, é um precedente importantíssimo que garantirá que a APA da Pedra Branca não poderá, nunca mais, ter nenhuma nova atividade de mineração além das que já estão instaladas.
Foi portanto uma grande vitória, de uma comunidade rural sozinha, frente ao imenso poder econômico representado pela empresa Fernando da Paz (que tem um faturamento anual de mais de 40 milhões de reais por mês, ou seja, mais de 100 mil reais por dia), defendida até mesmo pelo Prefeito do município.
Foi emocionante ouvir os conselheiros do COPAM elogiando a coragem, verdade e determinação dos moradores que estavam lá. Quase todos os conselheiros falaram, e concordaram integralmente com o que os moradores apresentaram, mostrando que estavam certos.
                                                  Viva a vida!               
Viva a APA Santuário Ecológico da Pedra Branca!!
 Acesse ao áudio e compartilhe: http://bit.ly/1CXVaal


Nenhum comentário: