IMPOSTOS EM SÃO PAULO

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DOS CONSULTORES E TÉCNICOS DA BARRAGEM DE MARIANA - "FIZERAM, DA BARRAGEM, UM ATERRO ! "

FIZERAM DA BARRAGEM UM  ATERRO  Engenheiro Pimenta de Ávila informou proporção em depoimento à PF. Trecho diz que aumento de lama poderia comprometer estabilidade.
Do G1 MG 22/01/2016
Distrito de Bento Rodrigues após o desastre ambiental de Mariana
 (Foto: Flávia Mantovani/G1)
O engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que a quantidade de lama depositada na barragem de Fundão era maior do que a informada pela Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billinton. “A Samarco informava que a proporção de lama para rejeito arenoso era de 30% de lama para 70% de arenoso, mas na prática sempre foi 40% de lama para 60% de arenoso, isso sem considerar a Vale”, diz o trecho do depoimento, de dezembro de 2015.
  • MPF diz que a Vale jogava mais rejeito em barragem de MG do que declarou
  • A informação foi publicada nesta sexta-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo. A TV Globo Minas teve acesso a parte do depoimento. De acordo com o relato do engenheiro, responsável pelo projeto de construção da estrutura, o aumento de percentual de lama poderia comprometer a estabilidade da barragem. Mas isso, se não for prevista uma acomodação adequada dos rejeitos no reservatório. Ainda de acordo com o engenheiro, a barragem de rejeito arenoso tem que ter a água constantemente controlada, “pois se não começa a aparecer situações de risco”. 
DESASTRE AMBIENTAL:AS PRIMEIRAS HORA




http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/index.html
 ·        rompimento
·        fotos
·        cobertura em tempo real
·        relatos de moradores
·        perguntas e respostas
·        infográfico
·        mortos e desaparecidos
·        antes e depois
·        a tragédia em números
·        como ajudar
·        a vida após a lama
Questionado pelo G1 sobre o teor do depoimento, Pimenta afirmou que a proporção informada por ele se referia ao período anterior a 2010. Ele disse não ter conhecimento do percentual na data do rompimento. Em 2012, o profissional deixou de prestar serviço para a Samarco. A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, provocando o despejo de mais de 30 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério e água, segundo a Samarco. O rompimento destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.
Segundo a Samarco, nas barragens da mineradora são depositados dois tipos de rejeitos, um mais grosso, chamado de rejeito arenoso, e outro mais fino, a lama. Ainda conforme a empresa, ambos os rejeitos são transportados e dispostos em forma de polpa, ou seja, uma mistura de sólidos e água. 
Em nota, a mineradora afirma que pode ter havido variação na proporção dos rejeitos na barragem de Fundão e que isso não comprometeu a segurança. “Não obstante a proporção 30% lama e 70% arenoso, licenciada para barragem do Fundão, é possível que, no curso da operação ocorram variações próximas de 35% lama e 65% arenoso. Respeitadas premissas do manual de operação, essa distorção não traz impacto para a segurança da barragem”. A empresa afirma que o monitoramento de segurança é constante. “A Samarco realizava, e continua realizando, o monitoramento por meio de drones, acompanhamento de piezômetros, indicadores de nível de água, marcos superficiais, inspeções visuais, além das verificações diárias 24 horas por dia, 7 dias por semana”.
Distrito de Paracatu foi tomado por lama. Marca em Igreja mostra que ela quase foi totalmente coberta (Foto: Raquel Freitas/G1)
Contudo, uma especialista em barragens ouvida pelo G1 diz que a variação é significativa. “A variação de 10% é significativa porque você está falando em milhões de metros cúbicos. Isso pode deixar o projeto vulnerável”, afirma a engenheira civil Rafaela Baldi Fernandes. Ela ressalta que, quando há mudança na composição em relação ao que está no projeto, é necessário uma reavaliação do projeto e das condições de estabilidade da estrutura. Rafaela explica que um dos pontos mais relevantes na estabilidade de uma barragem é a quantidade de água. “O rejeito arenoso sedimenta, indo para o fundo. A água infiltra no maciço [estrutura de contenção], desestabilizando e levando a uma condição de ruptura”, disse. Em relação à acomodação dos rejeitos no reservatório de uma barragem, a especialista diz que, em termos gerais, deve se preservar 200 metros, que é uma distância aceitável de separação do rejeito fino com água do maciço da barragem para que não haja infiltração. 
Indiciamento
No dia 13 de janeiro, a Polícia Federal indiciou o então diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e Kleber Terra, que ocupava o cargo de diretor de operações, além de outros cinco executivos e técnicos. A empresa, a Vale e a VogBR também foram indiciadas. De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é que eles causaram poluição em níveis que “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”, como previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. Na última quarta-feira (20), Vescovi e Terra se afastaram de suas funções na companhia. Segundo a nota divulgada pela empresa, “os executivos acreditam que o licenciamento temporário é importante para que possam se dedicar às suas defesas”.
Alerta sobre trincas
No último sábado (16), o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila disse à reportagem da TV Globo que alertou à mineradora Samarco sobre um princípio de ruptura na margem esquerda da barragem de Fundão. O aviso, segundo ele, foi dado em 2014 quando ele prestou consultoria para a mineradora. A informação também consta no depoimento do engenheiro na Polícia Federal, em dezembro do ano passado. 
O engenheiro afirma que uma trinca apareceu em um recuo feito na barragem e que não estava no projeto feito por ele. A recomendação do especialista na época foi que fosse feito o redimensionamento do reforço na estrutura e a instalação de ao menos nove piezômetros – instrumentos para medir a pressão da água no solo e o acompanhamento diário da posição do nível da água. Mas ele disse à PF que não sabe se as orientações foram seguidas pela mineradora. 
Você poderá ler também:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/01/22/interna_gerais,727384/governo-anuncia-fundacao-financiada-por-mineradoras-para-recuperar-rio.shtml  

Nenhum comentário: