![]() |
Bilhete fixado no seu SK Studio. Para não deixar de pensar sua motivação |
Conheço Simone Kestelman ,pelas suas obras , há pouco tempo.
Sei que fez uma trajetória de grandes mudanças. Do Studio em São Paulo,
para Nova York. O que me faz escrever hoje, no meu Blog é a questão desta multidimensionalidade dos conceitos socioambientais. Nestes últimos
anos foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo.
Entrar na sua viagem, na sua construção de sonhos, na arte e
conhecer suas relações , seus valores... despertou em mim a construção
de um tempo de minha vida muito vivida. Mas foi em 2012 ,quando eu fazia
curso de Audiodescrição, que tive contato com sua proposta .
Foi uma das artistas pioneiras brasileiras que trouxe a acessibilidade para
compor sua obra. Fica aqui minha profunda gratidão pela generosidade
da sua alma. Ela florece e as pessoas florecem junto. Odila Fonseca
![]() |
Studio,uma antiga Fábrica de Armas em NY transforma-se numa obra de arte -arquitetônica- e conceitual |
![]() |
A emoção de "enxergar" |
![]() |
Mãos de Simone guiam um Cego sobre a obra que representa o Palácio do Planalto - Brasilia |
![]() |
Cantigas |
EXPOSIÇÃO “MARAVILHAS” 2014 "Artista plástica Simone Kestelman inaugura exposição Maravilhas, com peças sensoriais que recriam pontos turísticos do país – entre eles obras arquitetônicas como o MASP de Lina Bo Bardi"
www.campinas.sp.gov.br



Numa mistura de toque, sensações
e imaginação que promove a inclusã
de deficientes visuais,a artista plástica
carioca Simone Kestelman
inaugura a exposição
“Maravilhas”, em Campinas (SP).
Até 26 de fevereiro, a mostra
apresenta 11 peças sensoriais que r
ecriam pontos turísticos do
país – entre eles obras arquitetônicas
como o MASP de Lina Bo Bardi e o
edifício Copan do mestre Oscar Niemeyer. As esculturas tridimensionais de vidro, que variam de 50
centímetros a 1,2 metros de extensão,
podem ser experimentadas com as mãos e vêm acompanhadas de uma audiodescriçao. “A
ideia é facilitar a percepção por meio do toque e de experiências
multissensoriais, um dos poderes da arte contemporânea”, afirma
Kestelman. Para levar o espectador a uma dimensão que
permite tocar o intocável, as obras também representam a Oca e o
Auditório do Ibirapuera (São Paulo); o Pão de Açúcar (Rio de
Janeiro); o Teatro Popular de Niterói
e o Memorial Roberto Silveira
(Niterói, RJ); o Museu Oscar Niemeyer (Curitiba); os Lençóis Maranhenses;
a Igreja
da Pampulha (Belo Horizonte)e o Palácio da Alvorada
(Brasília)."
Crédito: Fernanda Sunega
Um dia perguntei para a Simone ,como
se dá o Processo Criativo?
- Processo criativo do vidro?
Por Simone Kestelman
"O negro é simples, são
lâminas de vidro fundidas no forno e lapidadas
posteriormente a mão. Vale
lembrar que neste caso o preto tem um
acabamento mate para
diferenciá-lo na textura do acabamento colorido
que é brilhante. Ambos dá para sentir no toque. A colorida é uma fusão mas
neste caso é feito um sanduiche com laminas coloridas intercalando e
sobrepondo de maneira que possa ter cores diferentes alem da paleta original.
Após sobrepostas , são adicionadas 3 camadas na parte inferior e duas na
superior de vidro transparente totalizando 8 laminas (24mm). Na estapa seguinte
as peças depois de lixadas nas bordas para dar acabamento, são colocadas em
uma forma para pegarem a forma curva. Este processo é chamado slumping .
Após sairem do forno já na forma, começa o processo de finalização onde aspeças serão lixadas com cerca de 8 variações de lixas diferentes que vão da 100 ate a 1500.Posteriormente na colorida é feita mais 2 acabamentos para obter o brilho.
que é brilhante. Ambos dá para sentir no toque. A colorida é uma fusão mas
neste caso é feito um sanduiche com laminas coloridas intercalando e
sobrepondo de maneira que possa ter cores diferentes alem da paleta original.
Após sobrepostas , são adicionadas 3 camadas na parte inferior e duas na
superior de vidro transparente totalizando 8 laminas (24mm). Na estapa seguinte
as peças depois de lixadas nas bordas para dar acabamento, são colocadas em
uma forma para pegarem a forma curva. Este processo é chamado slumping .
Após sairem do forno já na forma, começa o processo de finalização onde aspeças serão lixadas com cerca de 8 variações de lixas diferentes que vão da 100 ate a 1500.Posteriormente na colorida é feita mais 2 acabamentos para obter o brilho.
P.S: Ufa , Nem parece mas da
trabalho
Chamei de
"relacionamento" para expressar as relações de uma forma geral. Para
uns é o lado negativo e o positivo de uma relação, para outros as partes de uma
relação. Não necessariamente é um casal homem/mulher (aqui o pessoal é muito
aberto) https://www.scarsdale.com/ 2017

Sobre Simone Kestelman: Economista de formação, Simone começou ainda criança sua incursão pelo mundo das artes. Expôs seus trabalhos na Academia Brasileira de Arte, Cultura e Historia (SP), na Galeria Lavarello (SP) e no Artslant de NY, durante o qual recebeu a medalha de ouro pela escultura Memorial Roberto Silveira. Em sua carreira, destacam-se cursos na Urban Glass School (Nova York), naPilchuck Glass School (Washington), na Northwest Art Glass (Seattle) e na Eugene Glass Schoo (Oregon). A vitrificação da cerâmica a levou ao vidro, sua paixão hoje. Suas peças são o resultado de um trabalho único e original no país. Sobre a 25ª Casa Cor: Maior evento de arquitetura e decoração das Américas, e o segundo maior do mundo, a Casa Cor propicia aos visitantes a chance de desfrutar um leque de novidades em arquitetura, decoração, paisagismo, design, materiais e equipamentos de alto nível, além de inúmeras opções de lazer, restaurantes, cafés e programações exclusivas que atraem diferentes públicos.www.casacor.com.br/saopaulo/ Joalheria Conceito
Projeto de Adriana Scartaris e Samira Jarouche
Artista plástica convidada: Simone Kestelman
Um comentário:
Quando um detalhe faz a diferença! Odila Fonseca obrigada por fazer parte da minha vida e do meu trabalho! Tenho muita sorte de conhecer uma pessoa maravilhosa como voce! Muito obrigada pelo carinho... raro de se ver hoje em dia! Um beijo grande no seu ❤️ Simone Kestelman
Postar um comentário