IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Educação Ambiental e Qualificação de Agricultores Familiares


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIFICAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES PARA PROCESSOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA EM UM ASSENTAMENTO RURAL

AUTORES: MARINA REITER BRAUN E KELSEN FERREIRA FREITAS
AS034 – Tópicos em Sociedades e Ambiente
Prof. Dr. Sandro Tonso Prof. Dr. João Luiz de Moraes Höeffel

Janeiro – 2007

INTRODUÇÃO

Agricultura orgânica é um sistema agrícola que visa promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural, excluindo o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente. Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. A rotação de culturas é utilizada como forma de preservar a fertilidade do solo e o equilíbrio de nutrientes. Contribui também para o controle de pragas, pois o cultivo das mesmas culturas nas mesmas áreas poderia resultar no aparecimento de doenças e infestações. As monoculturas são evitadas. A diversidade é fator que traz estabilidade ao agrossistema, pois implica no aumento de espécies e na interação entre os diversos organismos. A prática de policultura promove maior biodiversidade no sistema agrícola, e dessa forma, faz com que herbívoros exibam taxas de colonização mais baixas, menor potencial reprodutivo, tempos de permanência mais curtos. Além disso, aumentam as barreiras ao encontro do hospedeiro e taxa de mortalidade por inimigos naturais são mais elevadas (Altieri et al. 2003).
Este sistema de produção busca a melhoria da qualidade de vida da população rural e urbana, com a oferta de alimentos biologicamente sadios, acessíveis à população, isentos de agentes prejudiciais ao organismo humano, visando a conservação do ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, como base para o fortalecimento da agricultura familiar.
Atualmente os produtos orgânicos conquistaram uma melhor aceitação no mercado, incentivando a conversão de produtores convencionais para agricultura orgânica. Porém, muitos produtores orgânicos ainda não utilizam práticas agroecológicas que visam a sustentabilidade do sistema, como, por exemplo, a diversificação temporal e espacial de culturas.
Segundo Stoll (1989), em sistemas agrícolas nos quais não são utilizados inseticidas sintéticos, há uma série de medidas diretas e indiretas para proteger os cultivos. Neste sentido já existem há muito tempo a “proteção integrada de cultivos” que dificultam a existência de pragas e seu crescimento populacional no cultivo. A proteção dos cultivos é um processo complexo. Entender a relação entre a fauna e a flora e os métodos de trabalho do produtor no cultivo são de importância fundamental. Por esse motivo, a proteção de cultivos não pode nunca consistir em uma única medida, sendo que requer, de acordo com cada cultivo, ano e região, medidas adequadas conforme o caso.
O conhecimento destas relações é um instrumento importante para a tomada de decisões na área de proteção de cultivos. O objetivo da proteção de cultivos não é assegurar a produção máxima. A proteção natural de cultivos é uma entre muitas medidas, e não pretende substituir as medidas preventivas existentes, e sim complementa-las. A curto prazo seu efeito não é tão eficiente como o de inseticidas sintéticos. Porém, a longo prazo, o método de proteção natural de cultivos apresenta as seguintes vantagens:
· Reduz o risco de resistência;
· Diminui a mortalidade dos inimigos naturais das pragas;
· Reduz o risco de aparição de pragas secundárias;
· É menos nocivo para o homem;
· Causa menos danos no meio ambiente, como contaminação do solo e da água com agroquímicos;
· Não causa dependência da compra de produtos agroquímicos;
· Diminui os custos financeiros.

A compreensão do modo pelo qual os agricultores estão efetivamente manejando seus sistemas agrícolas e de como isso influencia os resultados em termos de produtividade pode ser de grande interesse (Edwards, 1993). Assim, com objetivo de disseminação do conhecimento, a divulgação dessas informações se torna de suma importância.
A agricultura segue hoje um padrão de produção cuja hegemonia consolidou-se no período após a segunda Guerra mundial. Esse padrão é caracterizado pelo uso intensivo de insumos industriais e pela ênfase na alta resposta a esse uso e na quantidade produzida. Durante mais de três décadas praticamente não houve espaço para o questionamento desse padrão técnico moderno. As graves conseqüências que tal padrão apresenta, especialmente sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana, fizeram surgir pressões por mudanças.
Essas pressões partiram de movimentos da sociedade civil, como cruzadas pela comida pura e saudável, e contracultura, o ambientalismo. Ao mesmo tempo, as crises monetárias e do petróleo fizeram com que também atores econômicos passassem a questionar a forma de produzir na agricultura, que é caracterizada pela preocupação com a integração dos objetivos econômicos e ambientais, com ênfase nos sistemas agrícolas sustentáveis e na qualidade dos alimentos. Nesse cenário, vários caminhos aparecem como possibilidades para o estabelecimento de sistemas agrícolas.
No Brasil, a agricultura alternativa deveria contribuir para a defesa do meio ambiente e da biodiversidade, para contrapor às desigualdades sociais, além de iserir em objetivos de crescimento endógeno e sustentabilidade.
Todavia, o aprofundamento teórico do termo sustentabilidade pode direcionar as ações de pesquisadores, extensionistas, legisladores e executores de políticas públicas. Tanto Flora (2001) quanto Röling (2000) definem sustentabilidade rural como uma “qualidade emergente de interações entre comunidades”, é o resultado de decisões coletivas que surge do diálogo entre aqueles que utilizam e gerenciam os recursos naturais, onde é possível moldar o futuro mantendo a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem a vida e a produção. A formulação de sustentabilidade colocada desta maneira implica que construir sua definição já é parte da solução dos problemas hoje enfrentados, e alcançar concordância entre os atores sociais a respeito de sustentabilidade é grande passo em direção a ela (Röling et al, 2000).
Dentre as estratégias para agir em busca de sustentabilidade, na qual devemos compreender o agroecossistema de maneira multidimensional e entender a relação entre a agricultura, o ambiente e o homem, surge a agroecologia. A agroecologia define, classifica e estuda sistemas agrícolas sob uma perspectiva ecológica e socioeconômica, com o objetivo de fornecer as bases científicas de apoio ao processo de produção sustentável e à transição do atual modelo agrícola industrial para estilos de agriculturas sustentáveis (Caporal et al, 2002a; 2002b).
Como bem coloca Caporal et al (2007), em agroecologia o conceito de transição ecológica tem importância vital, e se dá num processo gradual e multilinear de mudança através do tempo. A tomada de decisão que leva à transição agroecológica não depende apenas de uma racionalidade simples que somente envolve questões econômico-produtivas, mas sim implica numa mudança nas atitudes e valores dos atores sociais em relação ao gerenciamento e manejo da operação agrícola. Desta maneira, projetos e ações que dêem suporte à prática de desenvolvimento participativo se fazem necessários para que os obstáculos ao desenvolvimento local sejam transpostos (Petersen et al, 1999).
Como exemplo de ação neste sentido inclui-se a Rede Regional de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana. Com parceria do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA-IB, sob a coordenação do Prof. Mohamed Habib), a Rede Regional realiza programas de intercâmbio de experiências em fundamentos agroecológicos através da articulação entre agricultores e instituições de pesquisa e de extensão rural, como a EMBRAPA e a UNICAMP, no sentido de promover o estudo e a disponibilização de tecnologias apropriadas que atendam a pequenos agricultores, em especial aqueles de âmbito familiar (Mangabeira et al, 2004).
Em outros projetos, os técnicos que prestam assistência aos agricultores, a suas organizações e a comunidades rurais têm profissões diversas – economistas, assistentes sociais, administradores, agrônomos, veterinários, biólogos – e quase em sua totalidade, foram preparados para trabalhar individualmente e para perceber e atacar os problemas como se fossem isolados (Schimidt & Lovato 2006).
Apesar da “conversão” do sistema rural ser fácil mente absorvido e colocado em prática pela maioria dos produtores, uma certa dependência em relação aos conselhos dos técnicos e a falta de uma visão mais sistêmica da unidade produtiva geram uma certa acomodação do agricultor em relação à evolução dos seus sistemas de produção em direção da agroecologia. O que se constata é que a maioria dos agricultores orgânicos associados aos projetos de conversão, apesar de terem participado de capacitações, palestras, reuniões ou cursos, não aprendem os princípios que norteiam a produção agroecológica.
Nesse caso o papel do técnico também precisa ser considerado, pois a tendência a uma ação paternalista geradora de dependência é agravada pela diminuição do tempo disponibilizado para atender diretamente e com qualidade os agricultores. Com esse quadro, vemos que o ideal para se formar um coletivo, que consiga manter a conversão e não dependa diretamente dos técnicos que auxiliaram na conversão, seja o de realizar um trabalho baseado em uma visão mais ampla de desenvolvimento rural considerando fundamental a análise das possibilidades dos atores sociais que ainda permanecem intimamente ligados à produção da terra, seja na agricultura ou na criação animal, seja na atividade florestal ou no manejo dos recursos naturais (Silva, 2006). Tais atividades geralmente estão associadas a um profundo conhecimento do sistema agrícola, e as formas de organização social que não podem ser omitidas da pesquisa agroecológica (Altieri & Nicholls, 2006)
Segundo Silva (2006), é necessário aprofundar a reflexão sobre propostas de transição para a agroecologia que constituam, para além de uma mudança técnico econômica. E que os resultados desta proposta de conversão dependerão, sobretudo, da receptividade e da disposição para a construção conjunta de ações por parte dos atores sociais envolvidos. Deve-se então levar em conta que tal construção conjunta será permanente, além disso, a busca da sustentabilidade através da agroecologia já se mostrou factível e pode ser um instrumento de viabilização da agricultura familiar no processo de desenvolvimento de uma comunidade.

OBJETIVO

Incorporar conceitos da agroecologia, princípios e perspectivas como a confiança no protagonismo popular e a construção a partir das pessoas – e pelas pessoas- e do conhecimento por elas já acumulado. Assim, as pessoas envolvidas são o conteúdo principal nos processos de formação, de organização e de produção.
Como conseqüência espera-se a valorização dos processos e das relações; o respeito à individualidade e a valorização da subjetividade humana. Além de permitir a interação entre o s atores para que a conversão do sistema rural seja bem sucedida, e que haja manutenção da mesma pelos atores envolvidos.


Material e Métodos

Tem sido recorrente o uso de metodologias participativas nas práticas de extensão rural e investigação científica realizada pela Rede Regional. Esta característica gera grande coerência quando integrada à ação agroecológica, em especial aquela que se refere à transição agroecológica. Segundo Gliessman (2000), o enfoque agroecológico para ). As metodologias propostas neste projeto buscam fazer com que o grupo acadêmico universitário realize a leitura da realidade conjuntamente com agentes internos à comunidade., deve partir do conhecimento local que, aliado ao conhecimento científico abrirá espaço para a construção e expansão de novos saberes socioambientais, alimentando assim, permanentemente, o processo de transição agroecológica.
O atual projeto se pautará também em metodologias participativas, para que seja estabelecida uma relação entre teoria e prática que implique num processo centrado na reflexão-ação para a transformação de uma realidade (Deponti et al, 2002). As metodologias propostas neste projeto buscam fazer com que o grupo acadêmico universitário realize a leitura da realidade conjuntamente com agentes internos à comunidade. Quando isso ocorre, estes agentes passam a participar dos processos decisórios de forma que se comprometam com o planejamento, com a implementação e fundamentalmente com os resultados do projeto, apropriando-se assim efetivamente do seu próprio desenvolvimento (Petersen et al, 1999).
O projeto tem como objetivo trabalhar com o Assentamento Rural de Sorocaba localizado, em parte, na Floresta Nacional de Ipanema–SP. O assentamento compreende é formado atualmente por 700 famílias, que ocupam a área desde Maio de 1992. No momento apenas 6% dos produtores trabalham com agricultura orgânica, resultante de trabalhos de conscientização anteriores. Apesar disso, cerca de 60% dos produtores não utilizam agrotóxicos e inseticidas em seus cultivos, devido principalmente ao alto custo associado. A ação deste projeto de extensão comunitária envolverá inicialmente todos os agricultores e suas respectivas unidades de produção.

Apresentação do projeto aos produtores rurais
A partir do encontro com os agricultores, sabendo-se a realidade e o sistema rural de produção de cada produtor, pretende-se:
· Identificar os produtores que já trabalham com o sistema de produção orgânico, mas, não agroecológico e também os produtores que desenvolvem o sistema de produção tradicional;
· Desenvolver reuniões entre os agricultores orgânicos e não orgânicos, sensibilizando-os da importância do desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e egroecológicas;
· planejamento, implementação e desenvolvimento do projeto junto aos agricultores.

Registro do processo de transição
O processo de transição agroecológica deve ser um processo permanente de reflexão e ação (Gliessman, 2000; Caporal et al, 2002b), e gera uma demanda que implica em aperfeiçoamento constante das metodologias utilizadas para apoiar o processo de transição. Os processos cíclicos envolvidos no uso de instrumentos de avaliação de sustentabilidade evidenciam a importância de se realizar registros da metodologia para que a nova, a ser empregada, traga avanços no processo de construção de saberes necessários às transformações buscadas (López-Ridaura et al, 2000).
Cadernos e diários, fotografias e registro em vídeo são algumas das ferramentas propostas para contribuir na etapa de apresentação, integração e validação das informações obtidas.

Resultados Esperados e Abrangência da Ação Extensionista

As atividades de extensão universitária têm seu valor agregado à promoção de uma ação social coletiva e de caráter participativo e envolvente, que traga o enriquecimento das atividades acadêmicas e o desenvolvimento local da comunidade – objeto e sujeito da ação de projetos de extensão.
Através dos resultados buscados, os agricultores estarão - a partir das discussões acumuladas, material didático produzido e registro do caminho percorrido - melhor instrumentalizados para o manejo dos cultivos e da operação agrícola. Por tratar-se de um assentamento rural, com mais de 700 propriedades familiares, o sucesso obtido poderá servir como plano piloto para atrair e gerar o interesse de mais agricultores, estancando gradualmente as formas produtivas que degradam e espoliam a natureza e a sociedade.
CRONOGRAMA

I – Conhecimento do local
II – Encontro com os agricultores (sensibilização e discussões)
III – Processo de transição agroecológica permanete
IV – Registro do processo de transição
V – Levantamento bibliográfico
VI – Análise dos resultados obtidos


REFERÊNCIAS

Altieri, M.A.; Silva, E.N. & Nicholls. O papel da biodiversidade no manejo de pragas. Holos. Ribeirão Preto, C.I. 2003
Altieri, M.A.; Silva, E.N. & Nicholls. 2006. In: Lovato, P. M. & W. Schimidt. (orgs). Agroecologia e sustentabilidade no meio rural. Argos. Chapecó.
Caporal, F.R.& Costabeber, J.A. 2002a. Agroecologia: Enfoque científico e estratégico. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3(2): 13-16.
Caporal, F.R.& Costabeber, J.A. 2002b. Análise Multidimensional da Sustentabilidade: Uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3(3): 70-85.
Caporal, F.R. & Costabeber, J.A. 2007. Extensão Rural e Agroecologia. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA.
Deponti, C.M.; Córdula, E. & Azambuja, J.L.B. 2002. Estratégia para construção de indicadores para avaliação da sustentabilidade e monitoramento de sistemas. In: Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre. v.3(4): 44-52.
Edwards, R. J. A. 1993. Monitoramento de sistemas agrícolas como forma de experimentação com agricultures. Agricultores na pesquisa 5. Rio de Janeiro, AS-PTA.
Flora, C. 2001. Interactions Between Agroecosystems and Rural Communities, Editora CRC, Nova York, EUA.
Gliessman, S.R.. 2000. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Editora da Universidade, UFRGS. Porto alegre.
Mangabeira, J. A. de C.; Corrales, F. M.; Rossi, A. de S. & Romeiro, A. R. 2004. Rede de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana: um sistema de informações integradas na gestão rural sustentável. Circular Técnica da Embrapa nº 7, Campinas, SP. Petersen, P. & Romano, J. O., org. 1999. Abordagens Participativas para o Desenvolvimento Local. Rio de Janeiro, RJ. AS-PTA / Actionaid-Brasil.
Röling, N. G. & Wagemakers, M. A. E. ed. 2000. Facilitating Sustainable Agriculture: participatory learning and adaptive management in times of environmental uncertainty, Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom.
Schimidt W. & P. M. Lovato. 2006. Apresentação. In: Lovato, P. M. & W. Schimidt. (orgs). Agroecologia e sustentabilidade no meio rural. Argos. Chapecó. 151 pp.
Silva, J. B. 2006. Conquistas, perigos e dilemas de uma proposta de implantação de Agroecologia: o caso de Colombo (PR). In: Lovato, P. M. & W. Schimidt. (orgs). Agroecologia e
sustentabilidade no meio rural. Argos. Chapecó. 151 pp.
Stoll, G. Proteccion natural de cultivos em las zonas tropicales. Weikersheim, Editorial científica Josef Margraf, 1989

Nenhum comentário: