IMPOSTOS EM SÃO PAULO

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Atibaia se prepara para comemorar Ano Internacional do Planeta Terra

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Atibaia e XI Congresso Brasileiro de Geoquímica garante diversas atividades voltadas para a população do município e região

A cidade de Atibaia comemora entre os dias 21 e 26 de outubro o Ano Internacional do Planeta Terra, uma proposta aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com o apoio de 191 países, incluindo o Brasil. Nesta semana, está programada uma série de atividades para a população do município e região. As atividades estarão concentradas no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, mas envolvem também caminhada geológica e plantio de árvores.

Mais do que despertar a consciência da população local para os problemas e necessidades relacionadas ao meio ambiente, as comemorações ao Ano Internacional representam uma oportunidade para que os atibaienses debatam importantes questões que envolvem o município, como agricultura, educação e saúde.

Debates
No Centro de Convenções, estão agendados três debates para as noites de 22, 23 e 24 de outubro (segunda, terça e quarta-feira), a partir das 19 horas. Com a participação de profissionais da prefeitura de Atibaia e de outras instituições científicas, como Unicamp e USP, as palestras são abertas ao público e a entrada é gratuita. Na noite de segunda-feira, será discutido o tema “Meio Ambiente e Saúde”; na terça haverá um debate sobre “Meio Ambiente, Agricultura e Saúde” e na quarta o público, que deverá ser formado principalmente professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, poderá conferir uma discussão sobre “Educação Ambiental e Interdisciplinaridade”.

Planetário
Ainda no Centro de Convenções, na mesma semana, será montado um planetário portátil inflável, cedido pelo MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), do Rio de Janeiro. O planetário deverá receber, durante o dia, visitas de centenas de crianças de algumas escolas de Atibaia, escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. Elas terão a oportunidade de conhecer os planetas do Sistema Solar, suas principais características e obter informações sobre o Planeta Terra e a importância da água para a existência da vida.

O objetivo desta atividade é usar a Astronomia para ampliar o nosso olhar sobre a água, aprofundando a reflexão sobre a forma como a ciência tem intermediado a relação entre a natureza e a sociedade.

Plantio de árvores
Crianças, estudantes e participantes do congresso também estarão juntos no dia 24, quarta-feira, quando haverá um plantio de mudas de árvores em pelo menos duas áreas de Atibaia: Bairro da Usina e Parque das Águas. As mudas estão sendo escolhidas por técnicos das áreas de meio ambiente e agricultura da prefeitura de Atibaia, preocupados em optar por espécies que se adaptem ao meio e que sejam importantes para a fauna local.

O plantio, segundo os organizadores do congresso, quer contribuir com o projeto de ampliação de áreas verdes e arborização de Atibaia, já desenvolvido pela prefeitura do município.

Caminhada geológica e cine-clube
Ainda faz parte da programação da semana uma caminhada geológica, na manhã de quinta (25), às 8 horas, onde alguns jovens de Atibaia poderão conhecer melhor a formação geológica do município.

Na tarde do dia 20, antecedendo a abertura oficial do XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, está programada também a exibição do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, na seção do Cine-Clube da Câmara Municipal de Atibaia. Após a exibição, haverá um debate entre o público presente e alguns congressistas sobre mudanças climáticas, qualidade de vida e meio ambiente.




Nenhum comentário: