IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sábado, 5 de dezembro de 2009

FALTANDO UM DIA PARA A COP 15 - CONFERENCIA SOBRE O CLIMA O QUE ACONTECE NO BRASIL


Quando soube do trabalho do Prof Hermes Fonseca Medeiros,fiz questão de postar imediatamente no nosso Blog ,para ficar bem claro, que toda a sociedade brasileira pode ter acesso ao conhecimento científico.( Leiam abaixo a carta do Professor) Hoje os JORNAIS já estão dando destaque ao que acontece no Pará. Cabe um protesto,uma "anima" socioambiental em repúdio as duas retóricas do nosso Presidente  da República em Copenhague.Vamos estudar a pesquisa do Dr Hermes,que é um biólogo sério, e fundamentar nossas opiniões.
Minha Experiência de Ditadura_Hidrelétrica Belmonte_A Pegada
Estou tendo uma experiência de enfrentamento da ditadura no Brasil em pleno 2009. É realmente assombroso o andamento do licenciamento prévio da hidrelétrica de Belo Monte, que poderá sair nesta segunda.É diferente ouvir na televisão algo como "o governo garante agilidade no licenciamento das obras do PAC" de estar na frente do tanque de guerra. A comunidade acadêmica precisa tentar escapar das cortinas promovidas pela manipulação na mídia, por isso estou divulgando o resultado dos trabalhos de 42 pesquisadores (dentre os quais me incluo) que analisaram as 20.000 páginas do EIA/RIMA deste empreendimento. Os trabalhos estão disponíveis online e os endereços estão apresentados abaixo. Peço que divulguem dentre os seus contatos que possam se interessar por esta questão. Chamo a atenção para o resumo executivo, que pode ser lido sem grande custo de tempo.
 Atenciosamente,Dr. Hermes Fonseca de Medeiros-Professor Adjunto
Rua José Porfírio, nº 2515, no Bairro de São Sebastião
Fone: (093)35150264
Resumo Executivo em português*
http://www.internationalrivers.org/files/Resumo%20Executivo%20Painel%20de%20Especialistas_out2009.pdf
Pareceres Técnicos
http://www.internationalrivers.org/files/Belo%20Monte%20pareceres%20IBAMA_online%20(3).pdf
Leia abaixo o que a nova diretoria do Ibama diz hoje:
A licença ambiental prévia do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), deve sair no mês que vem. Esse é o cenário mais provável, segundo disse à Agência Estado o novo diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Pedro Bignelli.

"Trabalhamos com três cenários: negar a licença, dar a licença sem exigir nada ou dar a licença com condicionantes. O mais provável é dar o sim a licença, com condicionantes, e em janeiro. Esse é o nosso horizonte otimista", disse Bignelli.Anteontem, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, havia antecipado ao Estado que a licença deveria sair, já que 99% das exigências ambientais haviam sido cumpridas.Geólogo e servidor de carreira do Ibama, Bignelli foi nomeado para o cargo na última quarta-feira, para substituir Sebastião Custódio Pires, que deixou o posto por causa das pressões do governo para agilizar a licença. Na mesma quarta-feira, Bignelli reuniu-se com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e com a secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra. Ontem, ele teve sua primeira reunião com a equipe:"Foram-me passadas inúmeras emergências que temos por aqui. E Belo Monte é a maior."Bignelli adiantou algumas exigências que deverão ser feitas ao futuro empreendedor para viabilizar a obra do ponto de vista ambiental. Entre elas, deverá estar a de se manter uma vazão mínima de água na parte do rio conhecida como Volta Grande do Xingu. "Essa vazão mínima terá de ser maior do que a da maior seca histórica do rio. Com essa vazão mínima, você mantém a navegabilidade e a vida do rio", disse Bignelli.Outro ponto que deverá ser exigido é a construção de um pequeno elevador para que as pequenas embarcações que navegam pela região possam transpor a barragem.

 ONG recebe R$ 10 milhões para ajudar cidades a reduzirem desmatamento Onze municípios do Pará serão beneficiados. Recurso chegará ao Imazon pelo Fundo Amazônia.


Nenhum comentário: