Alunos de Rondônia são destaques na Conferência Internacional de Meio Ambiente
Sexta-Feira , 11 de Junho de 2010 - 15:26
No encerramento da Conferência Internacional Infantojuvenil de Meio Ambiente – “Vamos Cuidar do Planeta” –, realizada na quinta-feira (10), no Museu da República em Brasília, o aluno Anthony Enrik, da Escola Auta Raupp de Cacoal, juntamente com a aluna Irina, da Angola, foram os escolhidos para serem os mestres de cerimônia de encerramento do evento. “Essa foi uma experiência maravilhosa, ser escolhido entre tantos países e tantas delegações para conduzir a cerimônia é algo sem comparação”, disse Anthony.
No encerramento da Conferência, os participantes de 53 países entregaram a carta de responsabilidade “Vamos Cuidar do Planeta” ao Ministro da Educação Fernando Haddad. “Nesta carta foram elaboradas propostas para a melhoria do nosso planeta, atendendo a necessidade de cada país. Os problemas que temos aqui são diferentes dos problemas de outros continentes”, afirmou João Carlos, aluno da Escola Auta Raupp, que foi representando a região norte na Conferência.
Hoje os alunos retornam para Cacoal, mas levam na bagagem a experiência de conviver com pessoas de diferentes culturas. “Eram muitas pessoas que falavam outras línguas, mas conseguíamos nos entender e até aprendemos algumas palavras. Agora vou pra minha cidade e repassar tudo o que aprendi e juntos com meus amigos promover um mutirão para limpar a escola. Se cada uma fizer sua parte, por menor que seja, ajudará muito”, ressaltou João Carlos.
“Eram diversas culturas, com uma única preocupação, brigando por um único objetivo, a preservação do nosso planeta. Salvar esse nosso bem maior”, lembrou Anthony.
Principais tópicos da carta “Vamos Cuidar do Planeta”
1. Sensibilizar e informar as pessoas sobre o uso eficiente e responsável da água, energia e recursos biológicos e minerais, melhorando os hábitos de consumo, nossos e de todos.
2. Reduzir, a fim de deter, a poluição da água, com o apoio e a ação de governo, empresas, agricultores e outros.
3. Informar e estimular as pessoas para que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, por meio do uso de todas as energias renováveis acessíveis e disponíveis, contando com o apoio do governo, quando possível, em ações executáveis que todos nós possamos colocar em prática.
4. Estimular uma agricultura sustentável, consciente e menos impactante social e ambientalmente, sem agrotóxicos e transgênicos, promovendo a educação no campo para colocar em prática
formas mais eficientes do uso dos recursos, garantindo a segurança alimentar e, em alguns países, evitando queimadas durante a preparação dos campos.
5. Cuidar do meio ambiente, fortalecendo e aprofundando projetos educacionais, investindo na participação dos jovens e em sua capacidade de decisão, informando-os sobre a educação ambiental, exigindo que seja respeitada, transformando comunidades e escolas em comunidade de aprendizagem.
6. Criar grupos ecológicos junto às comunidades que protejam, preservem e valorizem a biodiversidade, cuidando dos ecossistemas para contribuir para a sustentabilidade da biosfera, reduzindo o desperdício e usando os recursos naturais de forma racional.
7. Fomentar o consumo adequado e a política dos 5R (refletir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) por meio da propaganda informativa, adotando tal política para a vida cotidiana e assim constituindo sociedades e estilos de vida sustentáveis.
8. Reduzir o uso de energias impactantes, conscientizando e mobilizando a sociedade sobre o uso de meios de transporte ecológicos, respeitando as mudanças que essas novas atitudes trarão.
9. Implementar perspectivas e valores ambientais, melhorando o ponto de vista das pessoas para estimular uma cidadania ativa
A Carta pode ser assinada no endereço: http://www.vamoscuidardoplaneta.net/
Ferramenta criada para a disciplina “Tópicos Avançados em Ambiente e Sociedade I”oferecida pelo Nepam - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp com o objetivo de propor discussões sobre educação, ambiente e sociedade a partir de materiais provenientes de diferentes áreas, incentivando e permitindo o encontro com a diversidade do pensamento.
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