IMPOSTOS EM SÃO PAULO

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

65 ANOS DE COMPUTAÇÃO

História do computador 
No livro "Introdução à Programação com Ada 95", o autor Arthur Vargas Lopes conta que as avós dos computadores eram as máquinas de somar no início do século 17. Em meados de 1800, criou-se uma conhecida como "difference engine" que definiu o conceito de computador digital mecânico controlado por programa, que incorporava uma unidade aritmética, uma unidade de armazenamento, mecanismos para leitura e gravação de cartões perfurados para impressão".Segundo o museu Computer History Museum, o censo de 1890 nos Estados Unidos, com cerca 63 milhões de habitantes, não teria terminado antes de 1900 se não fosse criada a máquina de tabulação que lia dados gravados em cartões perfurados. Inspirado na ideia, em 1934, o computador Mark 1, projetado na Universidade de Harvard, multiplicava dois números de 23 dígitos em seis segundos - um computador atual faz o mesmo em menos de um segundo.
Depois do Eniac, nasceu o Edvac com memória binária - como são os computadores atualmente -, marcando o aparecimendo dos modernos computadores digitais. O Edvac, diferentemente do antecessor, usava a mesma memória para armazenar dados e programas sem a necessadade de alterações na parte física (espécies de manivelas). Em seguida, veio o Univac, primeiro computador comercial. "Antes, os computadores eram essencialmente usados em ambientes acadêmicos e de pesquisa", explica Maria Cristina. "Países, bancos, grandes coorporações tinham interesse nele, já que fazia cálculos funcionando em diferentes contextos", completa.A demanda pelo computador crescia em meados de 1950. Na época, os interessados reservavam horas para usá-lo. Até que vieram os mainframes, que poderiam ser comprados por preço mais acessível, mas deveriam ser mantidos em salas refrigeradas. Para aplicações acadêmicas, foram criados os minicomputadores e, em seguida, os microcomputadores e os computadores pessoais (PCs). Até chegarmos ao que conhecemos hoje.

COMENTÁRIOS

Donizeti disse...Muito boa a postagem. É importante conhecermos esta ferramenta que revolucionou a forma de vida e comunicação e trabalho das pessoas. Beijos!!! 14 de fevereiro de 2011 13:28
 A INTERNET REVOLUCIONOU O MUNDO:ELEGE SE E DEPÕE GOVERNATES!

2 comentários:

Donizeti disse...

Muito boa a postagem. É importante conhecermos esta ferramenta que revolucionou a forma de vida e comunicação e trabalho das pessoas.
Beijos!!!

Educomunicação Ambiental disse...

Obrigada,Doni!!!!importante seu comentário.