IMPOSTOS EM SÃO PAULO

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE" como já dizia Paulo Freire


Vitor Hugo –
 Atleta da Escolinha Paralímpica CEPE
Como conclusão de um curso de Roteiro para Cinema - em 2011- que fiz para Deficientes Visuais foi o intenso ´NANOFILME:

"A Barreira Do Som, de Sylvaim Barré, 2005 " O meu interesse neste tema da cegueira vem da minha infância,onde os relatos dos tempos da Primeira República, quando meu Bisavô  Bernardino de Campos, Governante do Estado de São Paulo, teria viajado para a Alemanha tentar através de uma cirurgia oftalmológica barrar um Glaucoma que se instalava. De navio - a VAPOR - foi e voltou. Obviamente já cego. Então a AUDIODESCRIÇÃO entrou em minha vida através dos relatos familiares. Contavam que, meu avo, sentava-se com seu pai e lia todos os dias os jornais para ele.  Voltei  fazer o curso este ano de 2013. Desta vez na UNICAMP. Surpreendida emocionei-me ao saber que retornava ao TEMA no curso, já com um caminho construído  e podendo ser citado como exemplo o trabalho e o percurso percorrido através  da palestra na Livraria Cultura de Campinas com a apresentação para o evento CINEPSICÁNALISE  em  outubro de 2012. 
Abaixo com o título "ENTRE A SOMBRA E A LUZ" elaborei a audiodescrição que foi validada e lida por Bell Machado com a EXPERIÊNCIA NO ESCURO.

"Foto em branco e preto. Em primeiro plano, iluminado, um adolescente sentado numa cadeira de rodas olha para a bola e levanta uma raquete de tênis com as duas mãos. A foto foi tirada no instante em que a bola de tênis ainda está no ar para ser rebatida. Ao fundo, uma luz é projetada na parede e vemos a sombra do adolescente na cadeira de rodas com a raquete. A bola de tênis está no espaço entre a raquete e sua sombra na parede. O adolescente usa uma camiseta sem mangas e um relógio esportivo no braço esquerdo. Abaixo da foto, no canto esquerdo, está escrito:  
Fotógrafo Vanderlei Kupicki".  

Este trabalho foi realizado junto ao CEPE - CENTRO ESPORTIVO PARA PESSOAS ESPECIAIS em Joinville - Santa Catarina : www.cepe.esp.br na apresentação e bate-papo do filme VERMELHO COMO O CÉU.
1- P.S.:NOTÍCIAS da Bell Machado, hoje mestranda de Cinema s Assessora da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. -"Desta vez a parceria é com SBU / LAB Unicamp e as inscrições no curso de Audiodescrição rapidamente se esgotaram! 
Abraços a todos aqueles que lutam, juntos, pela inclusão".
http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=18123

Nenhum comentário: