IMPOSTOS EM SÃO PAULO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Debate aberto sobre a questão da Cartilha:DE OLHO NO CONSUMIDOR

Amigos e Amigas em primeiro lugar quero agradecer o esclarecimento desta ex-aluna do Instituto de Biologia e hoje mestranda na UNICAMP. Nos ajuda realmente a refletir sobre o conflito mundial sobre a questão dos transgênicos e das monoculturas. Dia destes houve um Seminário na UNICAMP sobre Saúde Humana e os Trânsgênicos (uma aula aberta) onde depois da exposição dos dois olhares - a favor e contra-fui ao lançamento do livro "Roleta Genética" de Jeffrey M.Smith e apresentado pelo Pró-Reitor da UNICAMP Prof.Dr.Mohamed Habib,que prefaciou o livro juntamente com o Ex-Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido Prof.Dr.Michael Meacher baseado em pesquisas documentadas sobre os riscos dos alimentos transgênicos na saúde humana. No próximo Congresso da Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - em Recife-2009, esta questão será abordada com certeza.Sugiro que possamos entrar no site http://www.responsibletechnology.org/ para ampliarmos nossas pesquisas e olhares.A cartilha a meu ver pode não ter completado as informações científicas e nem é essa a função de uma ferramenta de comunicação solicitada a um catunista do porte do Ziraldo.É um resumo!Não se justifica a retirada.O que existe são posições bem antagônicas como o Instituto e Laboratório de Genomas da UNICAMP e os produtos não transgênicos. Lembro ainda que a manchete da Folha de S.Paulo no dia do Seminário foi "Milho Trangênico fora de controle".
Segue o comentário do Professor Eduardo Stotz. Um abraço,Odila Fonseca

Comentários:
1- De uma aluna mestranda do Instituto de Biologia da UNICAMP:
"Só para esclarecer a Monsanto não entrou com recurso impedindo a divulgação da cartilha. Obtive essa informação no blog:
http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/07/sobre_monsanto_a_cartilha_o_ol.php"

2- Eduardo Stotz é professor da Escola Nacional de Saúde Pública (R.Janeiro)
"Odila, a história da Monsanto e de outras transnacionais dos ramos de sementes transgênicas e de agrotóxicos gerou, devido a uma série de denúncias, inclusive na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a exemplo do parecer em anexo sobre o milho transgênico da Bayer, uma atitude de suspeição no campo da política pública. Por isso, a retirada da cartilha da página do Ministério da Agricultura fortalece a especulação sobre a interveniência daquela empresa. Creio que se deva solicitar a quem denunciou a interveniência da Monsanto a fonte da informação divulgada amplamente na internet. Resta-nos esperar a versão final da Cartilha para avaliar se o motivo da retirada tem a ver ou não com interesses da Monsanto e outras empresas.Um abraço,Eduardo"

3- Waldenez de Oliveira é Professora na UFSCar e coordena a Rede de Educadores Populares em Saúde
"Olás,Repasso mensagem e anexo enviado pela APASC - Associação de Proteção Ambiental de São Carlos.Ver abaixo mensagem da pessoa da APASC que enviou, informando que, como a Monsanto entrou com uma ação, a cartilha não será distribuida.A maior parte dela é voltada para informar sobre legislação/regulamentação. O que é bom, mas poderia se deter um pouco mais numa formação/educação mais crítica. Acho que falta uma análise econômica na cartilha, sobre o significado econômico do orgânico, da agricultura familiar, as razões dos transgênicos etc... Mas, se já sofreu ação sem ter isso, imagina se tivesse....Um abraço,Wal "
http://www.edpopsaude.net/

4 Associação de Proteção Ambiental de São Carlos-apasc@apasc.org.br:
"Vale muito a pena conferir! Recebi hoje a notícia que o Ministério da Agricultura lançou uma cartilha informando a população sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, bem como sobre a questão dos produtos transgênicos que"colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza".
Porém essas cartilhas não serão distribuidas porque a indústria dos alimentos transgênicos (Monsanto), entrou com uma ação que impede a distribuição. A cartilha foi ilustrada pelo Cartunista Ziraldo e está em anexo!Vamos fazer nossa parte e divulgar para nossos amigos.
www.aba-agroecologia.org.br/aba2/images/pdf/cartilha_ziraldo.pdf

5-Sheila Ceccon é Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, Prefeitura da Estância de Atibaia, Secretaria da Educação
(11) 4414-3036 -SP
"Quanto à cartilha "O olho do consumidor" obtive 30 no Ministério da Agricultura!! Informaram que no evento de orgânicos em SP foram distribuídos 20.000 exemplares. Não sei o que aconteceu antes, se foram por algum tempo impedidos de circular, mas o fato é que estão liberados. Talvez seja interessante entrar em contato com a Coordenação de Agroecologia do Ministério e checar isso: organicos@agricultura.gov.br ou 0800-7041995 ou 061- 3218-2413.
um abração Sheila"


6- Maria Teixeira:Esclarecimento sobre a cartilha de produtos orgânicos
"Pessoas, uma colega da pós da Unicamp foi verificar e constatou que a Monsantonão entrou com nenhuma liminar para derrubar a cartilha sobre produtosorgânicos; a mensagem é 'spam'. Abaixo seguem as mensagens que elaenviou para a nossa lista da pós com as informações mais detalhadas e aresposta oficial da ouvidoria do Ministério.Ainda não está claro porque o link não está acessível no site. Mas, comoa colega afirma, pelo menos tivemos acesso a esse material, muitointeressante!Abraços,Mariana Teixeira.-
"Eu fiquei intrigada com a estória da cartilha e resolvi checar. Alguns blogs tem divulgado a versão da liminar da Monsanto, mas em nota a assessoria de comunicação da empresa nega que tenha movido qualquer ação na justiça a esse respeito. Enviei um pedido de informação à ouvidoria do MAPA para saber mais detalhes, mas até agora não responderam. O fatoé que tudo indica que não houve liminar da Monsanto, apenas a boa e velha burocracia do MAPA agindo contra a divulgação mais eficiente doSISORG (O selo dos alimentos orgânicos). Alguém deve ter achado que seria uma boa idéia divulgar a cartilha de uma forma mais "radical", porisso sempre é uma boa idéia checar as informações. O lado bom é quetivemos acesso ao material.Só para fechar, envio a resposta da Ouvidoria do MAPA que acabei de receber, sobre o episódio da cartilha do SISORG. No início eles reproduzem o e-mail que eu enviei e no final a resposta:
Prezado(a) Sr(a) Fabiane Vicente dos Santos,
Encaminhamos resposta referente a demanda de nº 31935 da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Mensagem Original_Enviada em 28/07/2000: Recebi hoje uma mensagem afirmando que a empresa Monsanto teria conseguido uma liminar para impedir a distribuição da cartilha "O olho do consumidor", sobre o SISORG. Como não encontro nenhuma informação mais detalhada sobre isso, gostaria de saber o que houve e porque não conseguimos baixar a cartilha direto do site do MAPA. Essa informação procede? Abaixo o conteúdo da mensagem que recebi:
"Agradeço maiores informações:A multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar de mandado de segurança para impedir a distribuição da cartilha "O Olho doConsumidor" produzida pelo Ministério da Agricultura, com arte do Ziraldo, para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileirode Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretendia padronizar,identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor na sua escolha de alimentos realmente orgânicos.O link do Ministério está "vazio" tendo sido retirado o arquivo do site.Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força legal, estamos distribuindo eletronicamente a cartilha.Se você concorda com a distribuição envie para os amigos e conhecidos.
Resposta da ouvidoria:Prezada Senhora Fabiane Santos,
Em atenção à reclamação apresentada por Vossa Senhoria, informamos que submetemos o assunto ao conhecimento da Assessoria de Comunicação Social deste Ministério, que prestou as seguintes orientações:
"Esta mensagem se trata de spam. Em relação ao assunto, a Monsanto se manifestou oficialmente desmentindo qualquer iniciativa nessa direção."Anexos:Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos através dos canais de contato de nossa Ouvidoria, conforme a seguir:
Telefone: 0800 704 1995E-mail: ouvidoria@agricultura.gov.br :Fax: (061) 3218 2994
Endereço: Ouvidoria da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoEsplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 08CEP 70043-900 Brasília -DFAtenciosamente,
Tony Geraldo Carneiro_Ouvidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

7- Heleno R.Corrêa Filho é Professor do DMPS/FCM/UNICAMP
Odila,Infelizmente não disponho de tempo para entrar nessa briga de blogueiro que diz que foi perguntar para a Monsanto se ela, a Monsanto, teria cometido um pedido de liminar ou bloqueado o MAPA na publicação da cartilha.Se a notícia saiu merece ser investigada em detalhes. Existe documentação farta de literatura sobre a Monsanto e suas más práticas comerciais.Como disse um leitor - "aviso que Papai Noel não existe", muito menos dentro do governo federal.Achei interessante a tática de ir perguntar para o Coronel se por acaso tinha mandado o jagunço fazer uma jagunçada. É uma técnica investigativa usada a séculos no sertão para esclarecer que o Coronel tem sempre razão.Os jornalões fazem isso também. Deve ser prática de bom jornalismo.Abraços,Heleno.

Nenhum comentário: