IMPOSTOS EM SÃO PAULO

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA E O SÍTIO ACOLHEDOR DE CARLOS BRANDÃO

Prezados/as,
Veja a reportagem da EPTV (Globo) sobre a criação da
Regional Poços de Caldas do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária e a Rosa dos Ventos (Caldas, MG).
clique no link abaixo 
Abraço solidário.
Paulo César Araújo
p/Coordenação do
Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária
Incubadora de Cooperativa de Varginha
Av. Dr. Modena, 141 Bairro de Fátima
CEP 37010-190 Varginha - MG
Tel.: (35)3690-2529 (35)3690-2122
Amigo e Companheiro CARLOS, Paulo Cezar e todxs da Rosa dos Ventos,
EFUSIVOS PARABÉNS pela excelente reportagem, que estou compartilhando com as redes de economia solidária e justiça ambiental.
Alegria saber da criação do Regional de Poços de Caldas. Pensem sempre em dar um passo além do fórum, que é a constituição de uma REDE.
Enquanto o fórum é apenas um espaço de debate, a Rede articula produtores e consumidores, promove comércio justo baseado em preços solidários ou na economia do dom, compartilha tecnologias e metodologias, atua com a lógica do suficiente, da abundância e da produtividade sistêmica e não só individual ou grupal.
Que vontade de ir aí outra vez!
Segue o mais recente Massa Crítica, do PACS. Idéias como a do indicador FIB podem ser aplicadas na comunidade Rosa dos Ventos! Pensemos juntxs!
Abraços,
Marcos
Marcos, companheiro,
Você tem, mais uma vez, toda a razão. Conversamos sobre tudo isto na Rosa dos Ventos e em outros lugares. Os fóruns podem virar algo parado no tempo e no espaço. Só somos de fato o que devemos ser quando em movimento, quando em redes, teias, raizes que se estendem em todas as solidárias direções.
O video com a sua fala na CPFL, introduzida pelo Leoardo, tem sido um momento fecundo de "aula de sabedoria" em todos os encontros.
De outra parte, começo justo agora uma re-leitura completa de sua trilogia.
Três perguntas:
1) Seria possível um acordo VOZES + IDÉIAS E LETRAS para os seus três livros serem vendidos juntos e de maneira mais accecível justo para as pessoas que querem muito lê-los e estudá-los e não podem comprar os três?
2) Seria possível (ou já existe) colocar "no ar" uma súmula completa e inteligente das idéias contidas nos três? Imagino algo longo, como um vasto e generoso capítulo-síntese  e guia de leitura. Seria excelente para pessoas como as que tenho encontrado nos três últimos encontros de que participei aqui no Sul de Minas.
3) Além daquele vídeo, você tem mais algum, sobretudo mais ligado à socioeconomia solidária? Como disponibilizar e "colocar em rede".
Um abraço amigo pra você, o músico Pablo e Claudia.
Que sua mãe - esta guerreira - esteja vivendo em momentos de paz.
Carlos

Gente amiga,
Comparto com vocês este video que foi feito como reportagem de uma TV de Poços de Caldas. Foi sobre o Fórum Sulmineiro de Economia Solidária, realizado na Rosa dos Ventos.
Se o video enviado funcionar, vocês verão momentos do encontro, da Rosa dos Ventos, uma fala do Paulo Cezar, nosso coodenador, uma pequena, minha e a de outras e outros participantes.
Estamos felizes pela criação do Regional de Poços de Caldas, envolvendo várias cidades do Vulcão de Caldas e de perto, com sede na Rosa dos Ventos.
Um abraço solidário
Carlos Brandão

2 comentários:

Unknown disse...

Querido Carlos e amigxs,
Só hoje, 12.11.13, estou lendo este blog de vcs, com muita alegria. Gostaria de colaborar mais. Neste momento sou sócio de uma associação que está construindo uma Ecovila-Ashram em Vassouras, RJ. Esta é uma vertente muito criativa da Economia Solidária! Na semana que vem começamos o plantio seguindo os princípios da Permacultura - agroecologia! Nossas casas serão feitas segundo os métodos da bioarquitetura-bioconstrução. Para o financiamento das moradias, escapamos do sistema bancário comercial criando um Fundo Solidário que tem o nome da nossa Fazenda: PLENITUDE. É a nossa poupança servindo para construir as casas uns dos outros! No Rio, o PACS continua ativo no Fórum de Cooeperativismo Popular e na Rede Estadual de Agroecologia. Muito a compartilhar! Tenho muita gana de ir para o aniv do Daniel Tygel, 30.11.13. Mas está difícil. Virei talvez em janeiro, para me encontrar com vc, Edite e Ezio e quem mais a Vida me presenteie. Abraços apertados e cheios de afeto,
Marcos Arruda

Educomunicação Ambiental disse...

Marcos Arruda, como você ve acompanho suas postagens em muitos lugares. Sempre participei do processo de Educação Popular. Estou na Rede SÍTIO ROSA DOS VENTOS. Estou querendo estritar mais essa cooperação. Venho trabalhando ests idéias com um amigo em Piracicaba- SPSinta-se a vontade para colocar suas idéias por aqui também. Meu nome é Odila e você não se lembra de mim... mas eu o conheço muito. Um grande abraço. A Edite e Ezio vão receber esta sua mensagem.