IMPOSTOS EM SÃO PAULO

domingo, 4 de setembro de 2011

JOÃO BRAÇO, GARIMPEIRO E O "CONVITE- POEMA" DE CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

 A todas as pessoas amigas de perto e de longe,
Faz muitos (ou alguns) anos eu participei de dois festivais de inverno da UFMG, em Diamantina. Em um deles coordenei uma curiosa oficina sobre cultura. Parte de nosso trabalho de uma semana de julho foi uma atividade de exercícios de pesquisa-breve em Diamantina e arredores, envolvendo os mais diferentes temas, entre os mais diversos atores. Eu mesmo resolvi fazer o meu pequeno exercício de pesquisa local. Fui recomendado a ir a um povoado “do outro lado da serra”, que foi um antigo lugar de intensa exploração de diamantes. Seu nome: Mendanha. Foi o único lugar em toda a minha vida em que me deparei com uma ponte sobre o rio, com vários bancos encostados nas grades de um lado e do outro, sobre o rio Jequitinhonha. Ela era uma espécie de pequena praça de encontros e conversas. E lá, entre outras pessoas de passagem, encontrei um velho negro, garimpeiro de vida inteira. O tempo todo ele usou para si mesmo este nome: João Braço.Convivemos por quatro dias. Conversei muito com ele em sua minúscula casa. Ele mesmo sugeriu irmos juntos a um pequeno riacho próximo (mas não tanto) à sua casa. Lembro-me de sua figura, magra, ossuda e, no entanto, com mais de 90 anos, cheia de uma energia de vida que apenas uma gente assim preserva ao longo de tantos anos. Lembro-me dele colocando no alto da cabeça três peneiras de garimpeiro que ainda preservava, e apoiando sobre o ombro direito uma enxada própria para ofícios de pequena garimpagem.Estivemos várias horas na beira do riacho, ou sobre as areias, dentro dele. João Braço garimpou como – segundo ele – sempre fez, ao longo de mais de 70 anos. E me ensinava os pequenos segredos do ofício. Garimpei um pouco também, enquanto entre risos ele orientava a minha falta de jeito para o garimpo. Claro, não conseguimos diamante algum. E ele mesmo confessou que fazia anos não tirava das lavras sequer um pequeno diamante. Voltei com algo de um maior valor: várias fitas de entrevistas e mais um repertório de fotografias. Felizes tempos de “gravador de fita” e de “máquina fotográfica de filme”. Em meu livro: A Clara Cor da Noite Escura há algumas fotos dele e trechos de sua fala. Elaine de Lemos  participava então de um projeto meu da UNICAMP. O nome, poético, evocava um poema de Carlos Drummond de Andrade: O Sentimento do Mundo. Entre outros trabalhos de um tempo pós-projeto, ela resolveu reunir as fotos, alguns trechos das entrevistas de João Braço, alguns escritos meus e mais alguns estudos dela, e colocar tudo em um livro. Seu nome: João Braço – ensaios, fotos e escritos sobre um homem chamado João. Ele acaba de ser publicado  e o que acompanha esta mensagem  é a anúncio de seu lançamento. Será no dia 9 de setembro em Piracicaba. Quem puder, venha. Será uma alegria. Não sei se Elaine colocará o livro a venda em livrarias. No entanto ela e eu teremos em mãos uma quantidade suficiente para doar a algumas pessoas... e para vender a outras. Não combinamos ainda o seu valor. De minha parte (e espero que dela também) penso, como sempre, em uma venda de economia solidária. Algo em que o valor vale mais do que o preço. Assim que tivermos chegado a um acordo em uma nova mensagem avisarei a vocês. Por agora vivamos juntas/os a alegria de mais um livro criado a várias mãos, mentes e corações. E, mais ainda, um livro que é a imagem e é a memória deste velho garimpeiro a quem dediquei um dos poemas de Os Nomes – escritos sobre o outro. Um homem de quem, afora as lições pouco aprendidas  sobre o garimpo de diamantes, aprendi muito a respeito de um tesouro bem maior:  a vida. Abraço vocês com carinho, Carlos Brandão
O Planeta de Diamante está escondico!!


PS. Escrevo esta mensagem na mesma noite em que leio na internet que astrônomos descobriram um planeta a 4.000 anos luz da Terra formado apenas de carbono. E imaginam que o carbono estará nele compactado de tal maneira que talvez ele seja todo “um planeta de diamante”.

Nenhum comentário: