IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sábado, 10 de setembro de 2011

ONDE ESTAVA EU HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Toninho e Niemayer  no Casarão
Estava trabalhando para um Governo que ajudei a construir. Toninho foi amigo de todos! Toninho pensou a cidade durante 20 anos...lado a lado conosco.. QUEM O MATOU? Esta resposta dificilmente virá ao mundo da LUZ. Se vier, teremos hipóteses que não serão aceitas. Nossas memórias estão juntas... Para nós, como as duas torres do World Center-NY, naquele dia, desabava também nosso chão! Passou para a história como a referência ética...E foi nesta "TÚLIA" como era conhecido seu escritório, que todos nós acreditamos que este seria um novo CENTRO.

Monumento ao Prefeito Toninho 
MEMORIAL CONSTRUIDO NA AV. MACKENZIE,
LOCAL ONDE TONINHO FOI ASSASSINADO NA NOITE DO DIA 10 DE SETEMRO DE 2001
Dias depois de seu assassinato, produzi um audiovisual para a Secretaria de Saúde de Campinas: "FACES DA VIOLÊNCIA"... a trilha sonora do curta, foi do filme de Stanley Kubrick, "2001 ODISSÉIA NO ESPAÇO". Pensei que TUDO acontecia AO MESMO TEMPO. Anos depois uma filósofa americana, Suzan Sontag,  escreveria um livro exatamente com este título:TUDO AO MESMO TEMPO. As Escolas Públicas de Campinas, ainda em comoção na semana do assassinato , fizeram uma homenagem ao Prefeito Antonio da Costa Santos. Os desenhos das crianças estavam impactantes. O que mais me chamou a atenção  foi um desenho de um avião atingindo o WTC, o fogo,as explosões e um carro em baixo desta cena, pintada com lapis de cor - uma flexa indicava O CARRO DO PREFEITO. Mais uma vez o pensamento no mundo tinha um CENTRO ...TUDO AO MESMO TEMPO...e a partir daquele momento o mundo não seria mais o mesmo.

MEMÓRIAS DA TÚLIA
Maquete: autoria  Sandro Tonso
Maquete do conceito proposto para meu novo momento profissional, instalação na Casa de Toninho no espaço chamado TÚLIA.  "BEEROCAN"  é uma lenda indígena Carajá, onde dois irmãos em busca de novos caminhos teriam que encontrar o BURACO NO FUNDO DO RIO.A explosão do conhecimento, ao atravessarem este BURACO os leva a TERRAS ESTRANHAS. A maquete foi exposta pelo arquiteto Sandro Tonso, hoje Professor na UNICAMP  durante o evento na Fundação da Cidade, onde apresentei a "OLHO DA RUA" produções artísticas


Exposição e instalação na "Túlia"
O ano foi 1993! Toninho acabava de conseguir o tombamento do CASARÃO da FAZENDA PROENÇA dos Barões do Café. Passou a chamar "FUNDAÇÃO DA CIDADE".Aí está a mesa de trabalho na Túlia. As luzes. A exposição fotografica sobre o processo criativo da concepção da OLHO DA RUA produções artístcas.






Filhos e amigos prestigiam o evento
Varios amigos, Sindicalistas, participantes de Movimentos Sociais, filhos depois da apresentação do Teatro Sia Santa que criou a performance: BEEROCAN. O grupo musical Insanus que compos a trilha do audiovisual em parceria com Milton Jesus, hoje diretor de fotografia para TV e CINEMA. E a  TÚLIA, lugar mágico!



 EXCELENTE TEXTO DE WHASHINGTON NOVAES SOBRE O DIA 11 DE SETEMBRO 
http://leonardoboff.wordpress.com/2011/09/09/w-novaes-quando-cuidaremos-das-nossas-torres/ 
 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: Erick Hobsbawm:
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,trocando-mitos-por-historia,771081,0.htm

Nenhum comentário: