IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Uma estratégia para trabalhar em educação ambiental: Idéias não são receitas.

As etapas de um Trabalho de Educação Ambiental segundo o modelo da espiral evolutiva de Teillard de Chardin
Estratégias para o desenvolvimento global , seguindo dinâmicas e atividades, que se constituem no fio condutor do trabalho.
Enfoque para o SER, a família, o grupo, a comunidade, a nação o planeta.

Dinâmicas de potencial
Potencialidades do indivíduo,
Buscar o conhecimento e desenvolvimento das próprias potencialidades, explorando e valorizando as suas características pessoais .
Promover o a aceitação de si , das próprias qualidades e das próprias mudanças o que facilita a aceitação do outro e das diferenças e poderá ser ampliado para os próximos níveis.
Atividades: Utilizar exercícios de relaxamento, meditação , auto-conhecimento, estimular hábitos mais saudáveis para o indivíduo e a comunidade) Dinâmicas da biodiversidade, Estudos do meio, levantamentos de fauna e flora, elaboração de mapas etc

Dinâmica grupal
Relações com a família ou grupo
Trabalhar os conceitos de interdependência entre os seres, começando com a família ou grupo mais próximo na sua convivência. Valorizar a comunicação .
Atividades:que destaquem as interdependências e a influências, ampliando para o coletivo e o ambiente. Contar histórias qwue mostrem formas de relaçã homem/ambiente, Observar a relação entre a qualidade do ambiente e a saúde, exercitar a comuinicação em todos os níveis. Destacar a interdependência entre as pessoas , jogos cooperativos (outodos vencem ou todos perdem)
Dinâmica social
Relação com a comunidade, com a cidade, nação , planeta
Refere-se a valorização do entendimento de que as necessidades individuais ou do grupo, serão atendidas em função do desempenho de trabalhos. A partilha e a cooperação são palavras chave desta etapa.Valorizar a complementação e não a oposição ( Patrão + empregado ao invés de Patrão x empregado )
Atividades :incentivo ao trabalho em equipes, em redes de colaboração, serviços comunitários, equipes de manutenção do local de trabalho , estímulo a criação e a participação em campanhas de melhoria ambiental

Dinâmica social
Relação com a comunidade, com a cidade, nação , planeta
Refere-se a valorização do entendimento de que as necessidades individuais ou do grupo, serão atendidas em função do desempenho de trabalhos. A partilha e a cooperação são palavras chave desta etapa.Valorizar a complementação e não a oposição ( Patrão + empregado ao invés de Patrão x empregado )
Atividades :incentivo ao trabalho em equipes, em redes de colaboração, serviços comunitários, equipes de manutenção do local de trabalho , estímulo a criação e a participação em campanhas de melhoria ambiental, divulgar a legislação, convidar profissionais de instituições que atuem na área ambiental pra darem palestras,identificar fontes de degradaçào asocioamniental na comunidade

Dinâmica Universal
Relação com a humanidade
Estimular a compreensão de que a vida humana tem um sentido maior que se realiza na universalização do EU- Refletir sobre os princípios éticos que conduzem á unificação de todos os sistemas existentes. Valorizar os bens comuns da humanidade não apenas de hoje, mas as gerações passadas e as futuras.
Trabalhar os princípios éticos e as grandes questões ambientais globais.
Atividades:Analisar causas e conseqüências de cada problema ambiental global. Evitar tudo que possa poluir a mente e a consciência( filmes,artes,literatura,a banalização da violência) Mentalizar a paz para si e para a humanidade. Estimular o hábito da meditação e do relaxamento que produzem estados oposto ao estresse, que é propício a percepção do eu interno.

Fonte: Pequeno Manual de Educação Ambiental- Uma abordagem Sistêmica
Maria Lucia Scarpini Wickert
FUNATURA

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