IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Prestando muita atenção , nossas águas, nosso solo, nossas pessoas

Formação do COMITÊ DA BACIA DO ALTO TOCANTINS
http://www.serrano.neves.nom.br/conBSB/conBSB.htm

Amigos do Lago da Serra da Mesa
http://www.serrano.neves.nom.br/

Mensagem enviada por Serrano Neves á lista de discussão sobre biodiesel:
oleo-l mailing list: oleo-l@rumba.ufla.br:
http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l

..." Em resposta aos questionamentos:
1. Existe alguma cooperativa no agronegócio de óleo ou ela é completamente dominada por transnacionais como Cargill?
2. Existe algum micro ou pelo menos médio produtor de álcool ou são todos conglomerados e trasnacionais?
3. Existem casos comprovados no Brasil de agricultores familiares de subsistência que se cooperaram e hj são concorrentes no mercado?

A resposta para todas é NÃO CONHEÇO. Mas isto não me desanima, vez que existem modelos não formais de negócios que funcionam bem e são representativos em economias locais.Mantenho contato constante com pequenos agricultores, por exemplo, e os vejo mendigar insumos junto ao governo como a alternativa mais fácil, ao invés de encarem a produção como um negócio. Junto a estes, aqui no entorno, já tentei emancipá-los e esbarrei numa espécie na cultura do assistencialismo.É possível que essa cultura tenha se formado ao longo de 500 anos, vez que o desbravar e ocupar territórios sempre dependeu mais do provimento governamental do que da livre iniciativa.
A cidade em que resido (Uruaçu-GO) possui quase todos os elementos necessários para sua autonomia de provisões e serviços, e esses elementos já fizeram parte de uma economia local que foi desmontada pelos atrativos facilitários governamentais que montam estruturas de arrecadação de impostos.
É mais fácil (e eleitoralmente mais conveniente) subsidiar o biodiesel para os pequenos produtores, se for necessário para mantê-los "vivos", do que fomentar a emancipação em relação ao combustível.
Temos na Constituição um modelo de sociedade que não conflita com os modelos de negócio, antes, os faz aliados, mas a sua implementação implicaria em mudar o modelo, de dominação política para participação política, e isto não interessa para o andar de cima.Imagino que o propósito desta lista possa ser a "briga de cachorro grande" como dizemos por aqui ao nos referirmos às coisas que estão acima da desejável participação do povo, mas há uma coisa interessante que não posso deixar passar: é que em listas do povo o povo está encantado com o biodiesel, de uma forma tão enganada que nem aceitam que o balanço de carbono tem saldo zero ou próximo disto, embalado que está pela onda do "neutralizar carbono".E desta forma prosseguiremos com o manda quem pode e obedece quem tem juízo enquanto o de cima sobe e o debaixo desce.
A pesquisa e a tecnologia precisam avançar para que o refinamento de energia produza menos energia degradada ou energia ciclável em outros processos, mas esses avanços precisam contemplar a acessibilidade, sob pena de estarmos construindo uma sociedade simplesmente bipartida: assistentes e assistidos.,,,
e la nave va !
Saudações sócio-ambientais
Serrano Neves"
Amigo do Lago da Serra da Mesa
http://www.serrano.neves.nom.br/

Nenhum comentário: