IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Projeto Territorial Madeira Mamoré


"Não importa que doa: é tempo de avançar de mão dada com quem vai no mesmo rumo, mesmo que longe ainda esteja de aprender a conjugar o verbo amar..." Thiago de Mello

O projeto é uma integração de idéias e de ações sócio-ambientais na área Territorial Madeira Mamoré
Há dois anos, entidades não governamentais locais, preocupadas com a situação sócio-ambiental de Rondônia, iniciaram um processo de discussão com o objetivo formar um grupo de cooperação para realizarem ações de combate a esses problemas. Surge então, o projeto Territorial Madeira Mamoré como uma alternativa para dar nova dimensão às ações de entidades atuantes na região: Rioterra, Kanindé, ADA Açaí, MHF, Ecoporé e WWF Brasil, proponente do projeto.

A área do Território Madeira Mamoré, que compreende os municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, foi apontada como prioritária e estratégica para o desenvolvimento destas atividades, por ser uma região de muitos conflitos sociais, com elevados índices de degradação ambiental, como desmatamento, violência, tanto no campo como nas cidades e por ser foco de grandes projetos de infra-estrutura previstos no Programa de Aceleração do Desenvolvimento - PAC, como as hidrelétricas do rio Madeira e o asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.

As ações propostas baseiam-se no fortalecimento do capital social destes municípios, no controle social e na disseminação de informações baseadas em dados científicos, através de veículos alternativos de comunicação.

Espera-se com isso, melhorar a participação social na área deste território, qualificar o monitoramento das atividades de implementação dessas grandes obras de infra-estrutura previstas para a região, melhorar os índices de conservação e proporcionar a essas comunidades, voz às suas reivindicações, assegurando assim, o respeito aos seus direitos.

Essas organizações e seus parceiros desejam apenas uma sociedade local mais participativa e consciente de seu contexto sócio-ambiental. Uma Rondônia com maior justiça social, mais democrática e com identidade fortalecida, onde as pessoas possam, de fato, exercer sua cidadania.

Nenhum comentário: