IMPOSTOS EM SÃO PAULO

sábado, 8 de março de 2008

PERSPECTIVAS DE UMA MULHER



Pintura Judith Fonseca - Bogotá 1962

Ines,professora e minha amiga particular,provocou-me um dia dizendo: "por que não escreve alguma coisa sobre mulheres no Blog?". Acho que o dia de hoje - 8 de março - é um bom día para aceitar o desafio.Morei na Colombia por dois anos. Meu pai, na ocasião cumpria missão diplomática pela OPAS.E de combate! A Malária.Minha mãe passava o dia pintando em aquarela, situações do cotidiano, em qualquer lugar da Colombia que estivesse... Este quadro é um olhar numa rua de Bogotá.
Quarenta e seis anos depois e com os acontecimentos tensos desta semana na Colombia pensei na perspectiva deste olhar. Uma mulher indígena sentada na rua com sua produção - ao lado do símbolo colonial espanhol - a porta -.
Curvada na sua opressão, esta mulher é o símbolo da colonização espanhola. Bogotá, na época que lá morei, era dividida ao Sul pelos indígenas e onde encontravámos as culturas mais belas.Eles não suportavam os estranhos na terra deles...Ao norte,nós de outra etnia...do chá das cinco das elites européias. A pobreza destes índios era assustadora.Moravam nas encostas dos Andes. Acostumei-me a receber notícias dos sonhos libertadores dos que moravam encrustados nestas florestas...gerações e gerações se organizavam clandestinamente para reaver o que os espanhóis massacraram...chamados por estas elites de TERRORISTAS. O que isso tem a ver com o objetivo deste BLOG? É o mesmo que perguntar o que as mulheres dos Sem Terra tem a ver com as questões Socioambientais e que também aconteceram nesta semana!.
Fica nossa solidariedade a todas estas mulheres.
Odila Fonseca é cineasta

COMENTÁRIO MARIA INES DUTRA
Odila. Eu amei o texto.
Sei que ele saiu do fundo do coração.
Beijos Inês

Nenhum comentário: