IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEMÓRIAS DE CARLOS BRANDÃO: NUM DIA DISTANTE NO TOPO DO PICO "DOIS IRMÃO" .FICA A HOMENAGEM PARA O GRANDE EVENTO MUNDIAL RIO+20

Gente amiga e querida, de perto e de longe,
Carlos Brandão - menino ainda - no topo do pico Dois Irmãos

Quero enviar uma mensagem a algumas pessoas amigas, e tenho um motivo especial para isto. Fazem alguns dias, meu irmão 12 anos mais moço do que eu  - portanto completando 60 anos - me enviou um desses programas de internet que quando você abre tem um vídeo dentro dele.Recebi o programa e demorei a abrir. Quando o fiz, imaginem a minha dupla alegria!
A primeira, porque o programa funcionou e eu consegui ver e ouvir o vídeo do começo ao fim (coisa rara!).
A segunda porque o vídeo é sobre uma escalada do Paredão Baden Powell.
Imagino algumas pessoas desistindo de ler o restante desta emotiva mensagem, talvez até com um funesto pensamento do tipo: "É, o Carlos Brandão, depois de tantos anos está mesmo perdendo o juízo... e querendo que eu perca o meu tempo!".
Não perdi o juízo (embora ande perdendo a memória mais depressa do que gostaria e mereço). E você, por favor, leia esta mensagem até o final e, se possível, veja o vídeo. São somente 6 minutos e um pouquinho mais. E por que a emoção? Porque há 52 anos atrás, em um janeiro/fevereiro de 1960 (isto mesmo!) nós nos reunimos, uma pequena equipe de escaladores do Centro Excursionista Rio de Janeiro (que existe até hoje) e resolvemos nos lançar à conquista de um paredão "virgem" no Irmão Maior do Leblon. Ele é o maior dos "Dois Irmãos", por demais conhecidos, pois de uns tempos pra cá boa parte das cenas do Rio de Janeiro vão do Arpoador aos "Dois Irmãos", as montanhas, unidas, erguem-se na mata quando a praia do Leblon acaba.
Pois bem, durante nove finais de semana nossa equipe subiu, palmo a palmo, "lance a lance" (como dizem os montanhistas), um paredão que acabou classificado oficialmente como um "4º grau superior". Em nome da verdade devo confessar que dentro da equipe eu - mesmo já tendo sido aprovado no Curso de Guia Escalador - era um dos "conquistadores" mais precários.
Carlos Brandão?
Fui o primeiro a escalar apenas alguns lances mais fáceis. Outros companheiros, como Cláudio, "Clarinete" (um exímio escalador e paraquedista),Waldemar ("o Bom Waldema") e outros cumpriram lances de conquista bem mais difíceis do que os meus. Inclusive as terríveis "Três agarras da Boa Morte", lance em que o seu nome de batismo bem sugere o que ela poderia representar.


Waldemar
Anos mais tarde, muitos anos, revi uma escalada que realizei quando tinha 19 anos e ia ainda completar 20 em abril. Fui o primeiro a escalar apenas alguns lances mais fáceis. Outros companheiros, como Cláudio, "Clarinete" (um exímio escalador e Paraquedista. Anos mais tarde, muitos anos, revi uma escalada que realizei quando tinha 19 anos e ia ainda completar 20 em abril. Lá estavam no vídeo alguns "lances" da conquista, com os nomes que íamos dando a eles: a "Avenida Perimetral", o "Platô Ana Maria" (lembrança de uma menina da Gávea que tentei namorar sem sucesso), e as já mencionadas "Três Agarras da Boa Morte". Estou enviando em anexo quatro fotos do Paredão. Três são da conquista e uma de uma escalada posterior. Vejam, por favor! Elas serão mais velhas do que a maioria de vocês! E coloco abaixo o site, ou youtube, ou blog, ou não-sei-o-quê, em que o vídeo inesquecível (embora breve, para uma escalada que leva horas) pode ser encontrado, visto e simbolicamente escalado.Abraço vocês com a mesma alegria e a emoção que vive um/a escalador/ra, quando, depois de horas de subida montanha acima, de repente descobre que chegou no cume. Eis o endereço. Não percam esta escalada.http://www.youtube.com/watch?v=-ETZNvajQfE&feature=relmfu
Estejamos junt@s" Boa escalada!
Carlos Rodrigues Brandão

Nenhum comentário: