IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A COR DAS FLORES

Girassóis- Van Gogh


MÃOS VENDO O GIRASSOL
 Ou “de que cor são as flores”? Esta foi a experiência  com a diretoria do Centro Cultural Louis Braille de  Campinas , especialmente composta no dia 22 de julho  de 2015 para pensar o trabalho do semestre. A  reunião foi  com os diretores Odair, Roberto,  Robson,Creuza e  Matilde juntamente com os artistas  Afranânio  Montemurro e Isabelle Ferrão Marques. 
 Nossa proposta:  criar uma marca ou um símbolo para o projeto CONTINUM 2015, que marcará o inicio a nova  gestão da instituição.Uma experiência muito motivadora para todo o grupo,
    sobretudo pelos desafios. Por que o Girassol? E qual a sua cor?
   - "A cor do girassol? É aveludada, macia com pétalas no entorno de um circulo com textura dura mas não pontuda. Ele é lindo!" disse Matilde.
- "E o artista que mais pintou girassóis foi Van Gogh", disse Isabelle, que vai dar a oficina em setembro.
Levamos também sementes de girassol crua  torradas.Assim demos sabor a cor amarela.Este é um tema que pode ser visto neste filme:  “DE QUE COR SÃO AS FLORES?”  https://youtu.be/s6NNOeiQpPM   
Flor de Girassol
Girassóis Van Gogh

  O que é Flor de Girassol:
A Mitologiagia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol. Uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. pois possui características do Sol. A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel. Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa. Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado. Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França. 

Ver Vaso com doze girassóis: Sompo Japan Museum of Art;Museu Van Gogh; 


Nenhum comentário: