Ferramenta criada para a disciplina “Tópicos Avançados em Ambiente e Sociedade I”oferecida pelo Nepam - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp com o objetivo de propor discussões sobre educação, ambiente e sociedade a partir de materiais provenientes de diferentes áreas, incentivando e permitindo o encontro com a diversidade do pensamento.
IMPOSTOS EM SÃO PAULO
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Percepção,Sensibilização e Educação Ambiental
ATIVIDADES DE CAMPO:
Percepção ,Sensibilização e Educação Ambiental
Visita com alunos de curso Técnico Ambiental
PETAR- Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira
Professora Ionara Urrutia Moura
A Região de Iporanga, no Alto Vale do Ribeira, é uma área onde se pode evidenciar as tensões provocadas pela preservação, a importância da gestão ambiental e a disputa pelo espaço para uso e preservação. Atividades agrícolas limítrofes ao maior corredor de área de Mata Atlântica preservada , atividade turística trazendo divisas e impactos sócio ambientais. Um conflito que atinge a população local e também o ambiente natural, que não escapa ás agressões do turismo e da depredação.
Paralelo a este cenário , tão evidente, o contato entre a área do Parque e o bairro vizinho, evidenciam o contraste entre o ambiente natural e antropizado.
Dentro do Parque, as caminhadas nas trilhas e cavernas , oferecem oportunidade de vivenciar situações de medo, insegurança, fragilidade e limitação , ao mesmo tempo que provocam euforia, admiração, contemplação e alegria . O grupo é levado a trabalhar a sensibilização, e a emotividade em dinâmicas especiais durante as trajetórias. Desta forma, estimulam-se a percepção e o prazer de vivenciar sentimentos de coleguismo, colaboração, e solidariedade . O contraste entre a mata exuberante e a escuridão das cavernas em sua grandiosidade, bem como minúcia de suas formações, modeladas tão lentamente pela água ,surpreendem os visitantes, imprimindo noção da grandiosidade da natureza e da fugacidade da vida humana frente ao tempo planetário.
O sentimento de admiração e alegria pelo convívio na natureza , o desenvolvimento da auto confiança e a superação de medos, são aspectos sempre presentes nos relatos que os alunos fazem após a atividade. Objetivos gerais
Sensibilizar e proporcionar momentos de alegria na vivência em ambiente preservado.
Desenvolver o "olhar sistêmico", questionador, olhar para entender as inter-relações que fazem parte do todo.
Objetivos específicos
Proporcionar contato com a natureza oferecer situações de convívio e trabalho em equipe.
Promover a oportunidade de percepção ambiental, através da observação crítica do individual e do coletivo, promovendo e desenvolvendo no aluno a capacidade de buscar no ambiente informações e índices de qualidade ambiental .
Desenvolver atividade de observação de espécimes e identificação dos grandes grupos vegetais ,sucessão ecológica no Bioma da Mata Atlântica.
Observar e relatar os impactos sócio-ambientais provocados pela exploração dos recursos naturais e pela exploração do turismo
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