IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Diálogos Alagoanos Sobre a Transposição do R.S.Francisco


Diálogos Alagoanos
SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

18 de novembro 2007

De Thereza Siqueira, a FLOR de MANDACARÚ
Olá amigos

A 13a Conferência Nacional de Saúde (CNS) terminou hoje ás 3 da madrugada. A princípio queria falar sobre uma questão importante e polêmica, mas que muita gente não queria assumir o debate.
Sobre a transposição do Rio São Francisco.
Alagoas foi um dos estados que encaminhou uma proposta para a Nacional de que a 13a CNS deliberasse contraria a transposição e que fosse realizado um debate sobre o tema, pelo CNS. Como muitas propostas, esta apareceu no relatório, não como a defendemos em AL, mas com o seguinte texto: “que o governo suspenda o projeto de transposição do Rio São Francisco”. E essa foi polêmica, porque muitas delegações defendiam a transposição, com a justificativa de que este projeto beneficia a populações que sofre com a seca no nordeste. E sabemos que existe várias razões e argumento técnicos, políticos, econômicos, culturais e sociais que nos levam a ver a grande falácia que consiste este projeto de transposição Para quem interessar ver o site da www.fundaj.gov.br artigos de João Suassuna.
Tentamos fazer uma reunião com os estados da BA, SE, PE, MG mas no corre corre da 13a CNS não conseguimos. Os Povos Indígenas fecharam uma proposta contrario a transposição. Foi um trabalho de boca a boca e sensibilização para os outros delegados, principalmente do SUL e SUDESTE que defendiam a transposição.
A proposta terminou indo para a plenária final, para que fosse votada em supressão ou aprovação. Como tantas outras não teve debate. A plenária se mostrou dividida, e que visivelmente não tinha contraste. Mas, depois de duas votações, a mesa visivelmente conduzida pelo presidente do CNS, induziu pela supressão.
Pedimos recurso e não foi aceito pela plenária.
No entanto, nas primeiras horas de hoje, conseguimos aprovar a moção contra a Transposição do Rio São Francisco, feita por uma delegada da BA.
Outra proposta que passou sobre o rio São Francisco, que não foi polemica foi sobre a revitalização .Em resumo a Conferência deliberou sobre a revitalização do Rio São Francisco e repudiou o projeto de transposição .E para mim, vejo que precisamos retomar este debate com a relação deste projeto de transposição e suas consequências sobre as comunidades ribeirinhas.

Um abraço a todos Theresa Siqueira

Grande Theresa,
Valeu amiga,todo o esforço no debate por aqui e por tantos lugares e lá deu no que deu. Foi uma batalha de uma luta que se renova e toma novas caras.Os pescadores em Alagoas estarão gritando, e com eles, em outro lugar também gritaremos neste dia 22 de novembro.Por um lado... que bom que nas terras das Alagoas tivemos tão intenso debate, sobretudo com a sua garra como as andanças pelo sertão... viagens por vezes levando mais de 05 horas em estradas quase não existentes...Enfim, e na 13a deu nisso! Será hora de novo debate? Com outros jeitos...?
Suely Nascimento

Nenhum comentário: