IMPOSTOS EM SÃO PAULO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O MUNDO MOBILIZA SE CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE






O III Seminário Técnico-Cientifico de avaliação dos dados de desmatamento na Amazônia Legal foi   organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo INPE, e realizado em São José dos Campos, em 27 e 28 de junho de 2005. O objetivo foi analisar os dados do PRODES.
 Informação disponível em: http://www.obt.inpe.br/prodes/seminario2005
Imagem da cidade de Chongqing em 2002,
antes de ser inundada pela represa da usina de Três Gargantas.
Foto de Ray_from_LA / Flickr
Agora que o Ibama deu sinal verde para a construção de Belo Monte e que os emprendedores da obra levantaram 1 bilhão de reais junto ao BNDES, que tal checar a quantas anda outro projeto hidrelétrico gigantesco e polêmico, a usina chinesa de Três Gargantas? O diário Christian Science Monitor acaba de publicar uma interessante matéria que mostra como muitos dos reassentados chineses – num universo de 1, 3 milhão de pessoas – terão que se mudar novamente, porque suas casas e seu sustento estão ameaçados devido aos impactos da usina, concluída em 2006 no rio Yangtze. Em março, numa guinada de atitude, o Conselho de Estado chinês admitiu que a maior hidrelétrica do mundo causou problemas sociais e ambientais e poderia levar a um desastre geológico. As águas do Yangtsé estão cada vez mais poluídas – o fluxo da água a montante é lento e não consegue arrastar o lixo – e os deslizamentos de terra perto da barragem tornaram-se mais frequentes.
rio tapajós
 Os rios Tapajós,Xingú,Madeira,abrigaram um dos maiores complexos hidrelétricos do mundo. Repetiremos os erros dos chineses,que hoje sabem o custo socioambiental desta devastação
 Dia Internacional de Ação para Defender a Floresta Amazônica
O Brasil tem multiplas tecnologias viáveis,incluindo a energia solar:www.sociedadedosol.org.br  CLICK NO TÍTULO DO POST PARA VER A MOBILIZAÇÃO EM VÁRIOS LUGARES DO MUNDO. NÃO QUEREMOS SER A CHINA!

Nenhum comentário: