IMPOSTOS EM SÃO PAULO

quarta-feira, 4 de julho de 2007

"Cala Boca já morreu" por isso quem manda na sua cabeça é você

Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social. Consiste, basicamente, em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem.
O que torna peculiar a Educomunicação é que ela recupera e atualiza um dos temas mais dignificantes da nossa história: a co-gestão, isto é, a real possibilidade de uma outra forma de convivência social, fundada na valorização do indivíduo como sujeito, no respeito ao outro e na tomada conjunta de decisões.
Porque se trata de uma proposta de educação para a co-existência, os processos são mais importantes que os produtos. Cada grupo, de acordo com as suas necessidades e possibilidades, cria o que quer, o que pode e o que consegue. E é assim que precisa ser re-conhecido e respeitado.
Assim, a Educomunicação é, antes de tudo, uma forma de intervenção social.
CONTEÚDOS
Caminhos da Educomunicação – histórico e vertentes
Concepções de educação e comunicação social na sociedade capitalista brasileira
Educomunicação – contribuições para uma Educação de sensibilidade
Educomunicação como intervenção social
Cala-boca já morreu – uma Metodologia para produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação
Língua oral – matéria prima do rádio
Gêneros radiofônicos
Audacity – programa de software livre para produções em áudio
Pré-edição, edição e finalização de produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação.

COORDENAÇÃO GERAL
Donizete Soares – Professor de Filosofia, Diretor do GENS – Serviços Educacionais, Diretor de Relações Institucionais da ONG Projeto Cala-boca já morreu.


Grácia Lopes Lima – Doutoranda em Educação na FEUSP, Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Psicopedagoga, Professora. Coordenadora de projetos do GENS, Coordenadora da ONG Projeto Cala-boca já morreu.

PROFESSORES CONVIDADOS
Marcos Ferreira Santos – Livre-Docente em Cultura & Educação – FEUSP, Professor visitante na Universidad de Deusto (Bilbao), na Universidade Complutense de Madrid e na Universidad Ramón Llull (Barcelona).


Sérgio Gomes – Jornalista, Diretor da OBORÉ – Projetos Especiais.


Teresa Melo – Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Professora, Consultora da UNESCO. Secretária executiva da ONG Projeto Cala-boca já morreu.

PARTICIPANTES
Considerando a Educomunicação como uma área do conhecimento interdiscursiva e, portanto, interdisciplinar, o Curso de Formação em Educomunicação é dirigido a interessados em atuar junto a grupos do ensino formal ou não-formal.
LOCAL
Casa Cala-boca já morreu
Avenida General Mac Arthur, 96
Jaguaré – São Paulo – SP
INVESTIMENTO
R$450,00 à vista ou 2 parcelas de R$250,00
MAIS INFORMAÇÕES
www.portalgens.com.br/educom
Fone: (11) 3719 3098
Para prencher a Ficha de Inscrição, clique aqui.

Nenhum comentário: