IMPOSTOS EM SÃO PAULO

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Se produzir etanol é sustentável,melhor seria parar de assassinar florestas

>Embora tenha 45% da energia originada de fontes não-poluentes e da produção de biocombustíveis, o Brasil precisa de uma política pública eficaz contra o desmatamento para impedir o aumento das emissões de gás carbônico, que contribui para o agravamento do aquecimento global.
>
>Atualmente, o Brasil é o quarto emissor de gás carbônico do mundo, despejando cerca de um bilhão de toneladas por ano, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia. As razões desse volume não estão nos veículos ou nas chaminés das fábricas. Isso porque 75% das emissões do principal gás causador do efeito estufa são provocadas pelas derrubadas de árvores.
>
>A coordenadora da Organização Não-governamental (ONG) internacional Avaaz, Graziela Tanaka, afirma que o Brasil tem feitos esforços para conter o desmatamento, mas isso ainda representa pouco para diminuir as emissões.
>
>"Ouve-se muito falar sobre biocombustível ou sobre a matriz energética limpa, mas pouco se ouve sobre a prevenção de queimadas. "O Brasil dá exemplo em algumas áreas, mas também é um grande emissor de gás carbônico", diz Tanaka, que no dia 14 de junho entregou uma petição ao Ministério das Relações Exteriores pedindo metas mais rígidas para a segunda etapa do Protocolo de Kyoto.
>
>O embaixador brasileiro para Questões Climáticas, Sérgio Serra, que representa o país nas negociações entre os países que assinaram o tratado, afirma que a redução do desmatamento é uma preocupação do país. "Desde o ano passado, o Brasil negocia um sistema que estimule os países a reduzirem as emissões provocadas pelos desmatamentos" .
>
>Segundo ele, a negociação é lenta porque o Brasil precisa conscientizar outros países sobre a importância do tema. "Aqui, o desmatamento responde pela maioria das emissões de gás carbônico, mas em todo o mundo as derrubadas representam apenas 19% do aquecimento global", justifica o embaixador. "Nosso perfil é diferente do de outros países, que poluem mais porque consomem combustíveis fósseis."
>
>A proposta brasileira a ser reapresentada em dezembro na reunião das partes do Protocolo de Kyoto em Bali (Indonésia) consiste na criação de um sistema de incentivo positivo.
>
>Um fundo voluntário recompensaria os países que comprovassem, por meio de imagens de satélites, terem reduzido o desmatamento. "Isso seria bem menos oneroso que, por exemplo, converter termelétricas em usinas de geração limpa de energia", compara o embaixador.
>
>A médio prazo, no entanto, o cenário não é de queda na emissão. Um estudo divulgado em abril pela Ocde - Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico aponta que o Brasil continuará a liderar a produção de energia limpa entre os países emergentes pelo menos até 2030. Mesmo assim, o lançamento de gás carbônico deve aumentar 70,5% nos próximos 25 anos, um crescimento superior à média mundial, estimada em 52%.
>
>Por meio da assessoria de imprensa, o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis informou que o combate ao desmatamento promovido pelo órgão não passa apenas pela fiscalização, mas por atividades educativas com populações que vivem próximas a unidades de conservação.
>
>O instituto informou ainda que, em 2004 e 2005, o desmatamento na Amazônia foi diminuído em 51%. Isso equivaleria à redução de 430 milhões de toneladas de gás carbônico lançado na atmosfera. (Agência Brasil)
>
>

Nenhum comentário: