IMPOSTOS EM SÃO PAULO

terça-feira, 3 de julho de 2007

Alto Tietê e PCJ- SISTEMA CANTAREIRA

Analisando a última página do Sistema Cantareira disponível em http://www.comitepcj.sp.gov.br/principal.html,onde mostra as vazões liberadas para (X2) para as bacias PCJ e confrontando-se com o Anexo II: http://www.comitepcj.sp.gov.br/download/Port-1213-Cantareira-Anexo-III-06-08-04.PDF , podemos deduzir que a Sabesp não está respeitando a outorga/2004.
A Sabesp está liberando cerca de 1,50 m³/seg a menos para o PCJ e cerca de 1,0 m³/seg a mais para a RMSP.
Considero isso um ato de crueldade da nova gestão (Serra) da Sabesp contra as populações dos municípios das bacias PCJ que já reciclam e bebem as águas contendo esgoto das cidades a montante, enquanto a RMSP, além de não reusar as águas, estão com suas represas em situações confortáveis.
Considero que a nova gestão Sabesp deva num ato humanitário inverter imediatamente os números acima para , por exemplo, melhorar as águas no ponto de captação da Sanasa/Campinas que considero crítica.
Outros pontos que merecem ser visitados pelos que não acreditam no conteudo deste mail: pontos de captação de Itatiba, Valinhos, Sumaré, Americana e muitos outros.
Nos anos 2005/2006 a situação dos rios das bacias PCJ apresentou ligeiras melhoras ( ver relatório 2006 da Cetesb), primeiro, porque choveu mais e, segundo, a gestão (Alckmin) anterior respeitou a outorga e liberou mais água para o PCJ.
Conto com a atenção dos senhores e estou a disposição para esclarecimentos.
att. massao - jundiaí/sp

2 comentários:

Educomunicação Ambiental disse...

Odila, bom dia.

Recebi a mensagem abaixo através da REPEA ( rede paulista de EA ) e fiquei bem assustada. Acho que vale a pena conferir, divulgar, tentar sensibilizar e mobilizar.
um abração Sheila

Educomunicação Ambiental disse...
Este comentário foi removido pelo autor.