Ferramenta criada para a disciplina “Tópicos Avançados em Ambiente e Sociedade I”oferecida pelo Nepam - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp com o objetivo de propor discussões sobre educação, ambiente e sociedade a partir de materiais provenientes de diferentes áreas, incentivando e permitindo o encontro com a diversidade do pensamento.
IMPOSTOS EM SÃO PAULO
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Quem é o suicida? Por Ruda Ricci
Prezados,
Fui um dos 300 técnicos que ajudou a elaborar a Agenda 21 do Brasil, a convite do Ministério do Meio Ambiente. Éramos técnicos de diversas tendências teóricas e ideológicas. Ninguém, absolutamente ninguém, apoiou esta loucura da transposição do São Francisco. Não existe um argumento técnico que possa embasar esta obra, um jorro de recursos públicos desviados de obras necessárias, sem resultado garantido, uma intervenção cirúrgica na natureza de um rio. Trata-se de uma obra eleitoreira, francamente anunciada e sabida no nordeste, com todos personagens e negociações fartamente citadas pela imprensa regional. Dizer que D. Cappio quer engessar o governo é mais uma ficção ou teoria conspiratória entre tantas que assolam este país.
Primeiro, porque este governo dificilmente será engessado, dado o poder de
“convencimento e apoio” que ele sempre consegue obter. Segundo, porque ninguém faz greve de fome para engessar um governo. No máximo, para engessar o próprio estômago. Terceiro, porque um governo precisa ser muito frágil e equivocado para se engessar com uma greve de fome de bispo. Para o governo,deveria ser mais um jejum. A não ser que esta greve tenha a força simbólicade um Gandhi.
Rudá Ricci
www.cultiva.org.br
rudaricci.blogspot.com
www.forumfbo.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário